quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMO TRABALHAR O TEMA CARNAVAL NA SALA DE AULA


LÍNGUA PORTUGUESA

·        Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.

·        Elaboração de textos, paródias, cruzadinhas, Acrósticos, etc. sobre o tema.

MATEMÁTICA

·        Gráficos, Tabelas, Porcentagens com índice de violência, bebida alcoólica e uso de droga.

CIÊNCIAS

·        DST’s, AIDS  – Efeito de bebidas e drogas.

GEOGRAFIA

·        Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus? Que outros Carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Alemanha, Itália, Estados Unidos, Veneza, Recife, Olinda, Salvador,Rio de Janeiro, etc. . Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.

HISTÓRIA

·        Analise os estereótipos mais comuns veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração, percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de sua imagem - não apenas no carnaval?".
 

·        Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
 

ARTE

·        Confeccionar máscaras, fantasias e ornamentação da sala de aula ou mesmo da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário