terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE A a Z

Abadá: Camiseta larga, originada de batas e mortalhas usada por escravos, customizada ou não, é sucesso nos blocos de rua, especialmente em Salvador.
Afoxé: A manifestação cultural tem vínculos com o candomblé, consciência de grupo, de valores e hábitos distintos de outros blocos de Carnaval.
Agremiação: Escolas de samba formadas pelas comunidades da cidade.
Ala das Baianas: Mulheres com mais de 60 anos entram na folia do Carnaval para sambar na avenida.
Apito: Instrumento pequeno de sopro que ajuda a completar a farra musical da festa.
Axé Music: Ritmo musical de origem baiana que embala a trilha sonora do feriado carnavalesco.
Arlequim: Fantasia cheia de losangos coloridos, inspirada no traje do personagem de comédia italiana.
Buzina: Tipo de instrumento usado para animar a folia do Carnaval.
Carro Alegórico: Coberto por enfeites confeccionados artesanalmente, o veículo desfila na passarela com integrantes da agremiação. Com significado simbólico ou temático, o carro pode trazer o título para a escola.
Chocalho: Instrumento de percussão usado para animar os foliões, como também pode ser usado de adereço nas fantasias que imitam o brinquedo de criança.
Colombina: Fantasia espelhada no personagem da histórica comédia italiana, amante de Arlequim, que com seus trajes ousados e coloridos, seduz até hoje nos carnavais.
Comissão de frente: Grupo de 10 a 15 pessoas que apresentam coreografias na passarela do samba. Considerada o cartão de visita das escolas de samba, é quesito obrigatório nos desfiles.
Confete: Rodelinhas de papel colorido que enfeitam os desfiles de Carnaval e divertem a multidão.
Cordão: Espaço restrito aos foliões que pagam para seguir o trio elétrico. Os componentes recebem abadá e tem segurança privilegiada.
Cuíca: Instrumento manual semelhante ao tambor, feito por um barril, uma pele que cobre a superfície e uma tira de couro ou vara de madeira que, quando tocada, emite som de ronco.
Desfile: Comunidades se apresentam com suas fantasias e alegorias, concorrendo ao título de campeã do ano.
Filhó: Bolinho doce tradicional do Nordeste, servido no feriado festivo.
Folia: Outro termo utilizado para transmitir a agitação, o fervor e a alegria das festas carnavalescas.
Foliões: Pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo que vêm ao país prestigiar o Carnaval. Para eles, a diversão não tem prazo de validade.
Forró: Dança e ritmo musical popular do Nordeste do Brasil, que contagia os carnavais regados a muito arrasta-pé e rala coxa.
Madrinha de bateria: Beldade do Carnaval brasileiro que “batiza” a bateria da agremiação e acompanha o desenvolvimento do samba. Fica à frente dos instrumentistas ajudando a coordenar a ala.
Marchinha: Tradição do Carnaval brasileiro desde o início do século XX, as marchinhas vieram com algumas características das músicas populares de Portugal. Hoje, foram substituídas pelo samba enredo nas principais capitais do país, mas sem perder a essência nos blocos de rua.
Máscara: Adereço usado em fantasias principalmente de Carnaval. Além de dar charme e mistério na vestimenta, mantém uma das tradições vindas da Grécia Antiga.
Mestre Sala e Porta Bandeira: A origem do casal veio da época da colonização. Os escravos admiravam as vestimentas das baronesas nas festas e as imitavam no ritmo do samba, com direito a bandeira de “anfitriões”. Mais tarde, a tradição foi parar nos desfiles de Carnaval.
Micareta: Festa carnavalesca de origem francesa, realizada fora da época em diversos países como Portugal e Espanha. No caso do Brasil, a folia conta com muito Axé Music.
Musa: Mulher eleita para representar a escola de samba nos desfiles, esbanjando beleza à frente das alegorias. Atualmente, a maioria das escolhidas são celebridades que têm grande repercussão na mídia.
Passarela: Local onde as agremiações desfilam suas histórias cantadas no ritmo do samba. Em São Paulo, a passarela é o Sambódromo do Anhembi e no Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí.
Pandeiro: Instrumento manual raso, coberto por uma superfície plástica, que ao ser tocado permite produzir um som de batuque com agudos dos guizos laterais. É visto como a essência dos instrumentos do samba.
Passista: Principal dançarina das escolas de samba, com técnica e marcação de passos precisos.
Pierrô: Personagem de comédia italiana, marcado por seu sentimentalismo e ingenuidade. Com blusas e calças bufantes, o rosto pintado de branco e uma lágrima embaixo do olho, é mais uma opção de fantasia para o carnaval.
Pipoca: Público que vai aos shows de trio elétrico e fica do lado de fora da corda que limita os pagantes do abadá. Mesmo sem regalias, a diversão acontece.
Puxador: Além de cantor, o puxador deve contagiar a escola e o público com sua voz, e dar vida à letra cantada. Para começar a apresentação com ânimo e emoção, ele deve puxar também, o grito de guerra da escola.
Rainha de Bateria: Com roupas mínimas, cheias de brilho e adereços, as rainhas surgiram entre os anos 70 e 80. Elas devem ajudar o Mestre de Bateria a comandar a percussão durante o desfile, provocar animação e agito entre os instrumentistas e acima de tudo, não deixar a harmonia e o ritmo do samba caírem.
Reco-Reco: Instrumento de percussão que emite sons por meio da raspagem de uma baqueta ou raspador pela superfície ondulada, feita de bambu.
Rei Momo: Personagem histórico da mitologia grega sarcástico, de espírito zombeteiro e folião e sempre acima do peso. No Brasil, teve sua primeira coroação em 1910 e, atualmente, é a figura que comanda o Carnaval brasileiro.
Repique: Componente da bateria das escolas de samba, é utilizado para dar efeito às famosas “paradinhas” e viradas do samba, como se fosse um sinal para o grupo voltar ao ritmo anterior.
Ritmistas: Instrumentista de percussão, responsável por marcar o ritmo das batidas nas baterias de escola de samba ou em blocos de Carnaval.
Samba: Um dos principais gêneros musicais da cultura brasileira tem até uma data especial – 2 de dezembro. Derivado da dança africana sofreu algumas adaptações ao longo dos anos e se mistura com ritmos locais para, no fim, formar a trilha sonora dos carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente.
Serpentina: Fita de papel colorida que se atira nas festas de Carnaval e enfeitam a folia.
Trio elétrico: Palco móvel, montado em cima de veículos de carga, com amplificadores de som para apresentação de bandas de axé e forró. No Carnaval, a multidão vai ao delírio atrás do trio.
Tamborim: Tambor de pequeno porte, tocado com ajuda de uma baqueta que compõe a bateria das escolas de samba.
Velha guarda: De roupa de gala e chapéu em estilo Panamá, os mais antigos sambistas ou fundadores das escolas contrastam o desfile em uma ala de honra criada especialmente para eles.

CARNAVAL PARA PINTAR









CARNAVAL A FESTA POPULAR NO BRASIL E NO MUNDO

NO BRASIL

E NO MUNDO
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Atualmente o Carnaval de Salvador, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais da Ilha da Madeira. 

História e etimologia

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Carnaval do Brasil
É a maior festa popular do país. A festa acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas). A quarta de cinzas tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma. O Carnaval prepara o início da quaresma, isto é, seu último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma).
Rio de Janeiro
O desfile das escola de samba do Rio de Janeiro é considerado o maior espetáculo popular do mundo. É organizado como uma disputa de campeonato. Há o Grupo Especial, espécie de primeira divisão,o Grupo de acesso A,o Grupo Rio de Janeiro 1,o Grupo Rio de Janeiro 2, o Grupo Rio de Janeiro 3 e o Grupo Rio de Janeiro 4. Ao longo dos anos os nomes dos grupos, número de escolas participantes e regras de competição foram alteradas.

São Paulo
É uma tradiconal festa carnavalesca que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo. O desfile das escolas de samba paulistas ocorre no Sambódromo do Anhembi, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que também projetou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. O desfile do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo acontece na sexta-feira e no sábado da semana do carnaval.

Vitória
É um evento cultural, que tem como seu ponto alto os desfiles de escolas de samba, realizados uma semana antes do Carnaval carioca, na passarela do samba popularmente conhecida como Sambão do Povo, em Vitória. É também chamado de Carnaval do Espírito Santo ou Carnaval Capixaba, uma vez que nele participam várias escolas da Grande Vitória, e não apenas da capital.
Florianópolis
É festejado no aterro da baía sul, próximo a maior ponte pensil da América Latina, a Ponte Hercílio Luz. O carnaval oficial da cidade acontece na passarela "Nego Quirido" (assim mesmo, e não Querido), nome dado à passarela devido ao apelido dado a um antigo sambista da capital catarinense. Cinco escolas de samba desfilam nesta passarela, onde é comum os carros alegóricos com animação dos motivos. O carnaval popular, de rua, é feito a cerca de 500 metros dali, ao redor da praça XV de novembro. A centenária figueira desta praça é testemunha da animação dos chamados blocos de sujos.
Manaus
é realizado todos os anos, entre os principais eventos estão o tradicional desfile de fantasias, (que acontece na Av. Eduardo Ribeiro, próximo ao Centro histórico de Manaus), e o desfile de escolas de samba.
Assim como na cidade do Rio de Janeiro, há um grande desfile de escolas de samba em uma passarela construída especialmente para o evento, o Centro de Convenções de Manaus, conhecido também como sambódromo e tido como o maior do país. Existem 8 Escolas de Samba no Grupo especial em Manaus,Sem Compromisso, Vitoria Régia, Grande Familia, Aparecida, Reino Unido, Mocidade do Coroado, Unidos do Alvorada, e Balaku-Blaku.
Salvador
é a maior manifestação popular do Mundo. Onde bate recordes contando com cerca de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) de foliões em seis dias de festa, que festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

Trio elétrico

Criado por Dodô e Osmar a famosa fobica, remodelação de um velho Ford Bigode 1929, tornou-se o primeiro trio elétrico. Totalmente mudado e pintado para a festa, a fobica virou o palco perfeito para à guitarra baiana. Esta invenção transformou o carnaval de rua de Salvador. Que hoje em dia é agitado por vários cantores famosos na Bahia. Os shows dados em cima do trio elétrico são gratuitos e passam pelas ruas dos bairros como Barra, Ondina e Campo Grande. Atraindo uma grande multidão de pessoas, tanto anônimas quanto outros artistas e personalidades.

Pernambuco
A folia do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval, e acontece forma mais forte principalmente nos bairros do Recife Antigo, em Recife, e na Cidade Alta em Olinda, e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo, a ciranda e o maracatu.
O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense. Além dos tradicionalíssimos blocos e troças que percorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo contagiante do frevo.
O carnaval do Recife é um carnaval multifacetado, com formas diferentes de carnaval de rua, desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de cantores e conjuntos musicais em palanques específicos.
O Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que se apresenta no sábado de carnaval, ou Sábado de Zé Pereira.

CARNAVAL NO MUNDO
Alemanha
O Carnaval na Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca. Embora muitíssimo diferente do carnaval celebrado nos países latino-americanos, por exemplo, mas no fundo com o mesmo espírito de escape das realidades do cotidiano. O carnaval Alemão é chamado de Karneval ou Fasching.
Finlândia
O Carnaval da Finlândia é um evento que se concentra na capital do país, Helsinque, e ocorre no meio do ano, devido a impossibilidade de realizá-lo nos meses de janeiro, fevereiro ou março - quando ocorre na maior parte do mundo - devido às baixíssimas temperaturas do país nessa época do ano.
Itália
Cento Carnevale D'Itália é uma sociedade carnavalesca italiana da cidade de Cento, famosa no Brasil por abrir diversas vezes durante os anos 90 e primeira década do século 21 o Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí. O Cento ficou famoso por jogar ursos de pelúcia de seu carro alegórico para as arquibancadas do sambódromo carioca.
Suíça
O carnaval suíço começa com a quarta-feira de cinzas, na madrugada escura (inverno, norte dos Alpes). A iluminação pública é apagada e lanternas enormes ilustrando motivos políticos e sociais são iluminadas. Músicos com flautas piccolo e tambores passeiam pela cidade.
Na Suíça Central tudo se concentra mais antes da quarta-feira de cinzas e no fim de semana anterior. Bandas com percussão e instrumentos de sopro desfilam. carros alegóricos comentam motivos políticos e sociais.
Argentina
O Carnaval na Argentina varia marcadamente entre as regiões do país. Merecem especial atenção as festividades em Corrientes, Entre Ríos, Salta e Jujuy, além da cidade de Buenos Aires. Em 1976, a ditadura militar decretou e eliminação do feriado do Carnaval do calendário oficial, visando ganhar maior quantidade de dias produtivos. Em 2005, porém, o governo de Buenos Aires determinou que os dias de Carnaval seriam feriados paras os trabalhadores públicos da cidade.
Estados Unidos da América
O Carnaval nos Estados Unidos à primeira vista parece se resumir às celebrações de Mardi Gras da cidade de Nova Orleães, localizada no estado de Louisiana. Mas o Mardi Gras também é celebrado em outras localidades do estado, de estados vizinhos e mesmo do pais.
Japão
A Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA) é a principal associação que organiza o carnaval do Japão.
Dirigentes das principais escolas de samba de Tóquio, resolveram fundar essa associação no tradicional bairro de Asakusa, onde se realizam os desfiles na capital japonesa desde o final dos anos 70.
A associação já enviou representantes para um congresso de carnaval no Brasil.
O desfile pela Asakusa, acontece anualmente, assim como os desfiles brasileiros, e reúne um público de aproximadamente 500.000 pessoas .