quinta-feira, 31 de maio de 2012

INSETOS PERIGOSOS




     Venenosos, vetores de doenças ou terríveis pragas: conheça algumas das principais espécies que ameaçam o bem estar do ser humano Apesar do número de espécies de insetos catalogadas pelos cientistas ultrapassar um milhão, é possível selecionar alguns dos insetos mais perigosos para os seres humanos. São eles:

Aedes aegypti
O mosquito pode transmitir a dengue e a febre amarela.

Anopheles Darlingi
O mosquito é o principal transmissor da malária.

Triatoma infestans
A maioria dos portadores da doença de Chagas foi picada por um desses insetos, chamados popularmente de 'barbeiros'. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas insetos, entra no sangue das pessoas pelas feridas abertas pelos barbeiros.

Lonomia obliqua
Esta taturana tem o corpo coberto por pelos semelhantes a espinhos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte.

Vespa-mandarina
Das 500 espécies de vespa existentes no mundo, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase cinco centímetros e voa a 36 km/h.

Apis mellifera
As abelhas, apesar de serem inofensivas individualmente, podem causar a morte dos seres humanos se atacarem em bando. O excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda.

Bemisia tabaci
A mosca-branca se reproduz em muitas espécies vegetais diferentes, entre elas o tomate e o algodão. O inseto é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Schistocerca gregaria
Uma nuvem de gafanhotos pode ter até 50 milhões de indivíduos que podem consumir cerca de 80 toneladas de folhas em 24 horas.

Saúva
A saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DA ESCOLA


1. JUSTIFICATIVA:
        As questões ambientais têm sido trabalhadas nos conteúdo específico, porém o respeito pela comunidade escolar ainda está longe de ser o ideal. Daí a necessidade desse projeto cuja justificativa é provocar na comunidade escolar uma postura atitudinal reflexiva e prudente na limpeza e conservação da escola e das ruas que dá acesso ao espaço escolar.

2. OBJETIVOS:
Ø  Conscientizar os alunos sobre a importância da higiene do ambiente escolar e  das ruas de acesso  a escola, para a melhoria das condições de vida;
Ø  Reconhecer o espaço em que se vive e percebe-se parte dele, compreendendo que lugar determina aspectos importantes da vida;
Ø  Anotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na escola e na comunidade;
Ø  Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a comunidade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa.

3. DESENVOLVIMENTO
  1. Análise da realidade ambiental da escola por meio de um passeio pela aproximidade da escola;
  2. Organizar um questionamento oral e escrito com os alunos sobre o que poderiam ser feito para evitar o lixo nas ruas da escola;
  3. Organizar uma palestra com os representantes da secretaria de obras e secretaria de meio ambiente e secretaria de saúde, juntos com os pais de alunos e comunidade, para dá sugestões sobre a coleta de lixo e solicitar um contner de lixo na rua;
  4. Organizar uma gincana educativa com os alunos, com temas relacionado com lixo, reciclagem, saúde;
  5. Realizar uma oficina com garrafas pet, para os pais de alunos;
  6. Realizar uma caminhada ecológica pelas ruas da comunidade com panfletagem, incentivando a jogar o lixo no lixo.

4. TEMPO DE DURAÇÃO: de abril a dezembro de 2012

5.  AVALIAÇÃO:
                   A avaliação ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.
                   As mudanças comportamentais esperadas são salas de aula mais limpas, as ruas de acesso a escola limpa e com um contner para se colocar o lixo, materiais escolares mais conservados e a conscientização do aluno para que ele entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.

terça-feira, 29 de maio de 2012

FATOS MUNDIAIS IMPORTANTES



3.400 até o Ano VI a.C.

3400(c) - Primeiro sistema escrito, pelos sumérios, no sul da         Mesopotâmia (região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio) (cultura)
2700(c) - Início da construção de pirâmides no Egito (tecnologia)
2500(c) - Comércio marítimo entre Egito e Biblos (atual Líbano) (navegação).
               - Surgimento das primeiras cidades na China (tecnologia)
2300(c) - Império Acádio unifica cidades-estado da Mesopotâmia (política)
1500(c) - Expansão do Império Egípcio até o Oriente Médio (guerra).     
               - Início do uso de metal e cobre no Peru (tecnologia)
               - População mundial estimada em 28 milhões (demografia)
1200(c) - Decadência do império egípcio (povos)
              - Surgimento da civilização olmeca no México (povos)
1000 - Fenícios desenvolvem o comércio marítimo, no Mediterrâneo oriental (navegação)
             - David torna-se rei de Israel, com Jerusalém como capital (religião)
             - População mundial estimada em 70 milhões (demografia)
930 - Primeiros textos hebraicos (salmos, eclesiastes) (religião)
       - Primeira versão do épico hindu Mahabharata (literatura)
850(c) - Surgimento dos poemas épicos Ilíada e Odisséia, atribuídas a Homero (literatura)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FRASES FAMOSAS



A CRÍTICA NÃO ENSINA A FAZER OBRAS DE ARTE; ENSINA A COMPREENDÊ-LAS

Frase do jornalista e romancista carioca Raul d’Ávila Pompéia (1863-1895), patrono da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras. Foi também diretor da Biblioteca Nacional, cargo que foi ocupado pelo poeta, crítico e ensaísta Affonso Romano de Sant’Anna (1937- ). Os críticos nem sempre foram bem entendidos mas freqüentemente hostilizados. O autor do famoso romance O ateneu foi um dos poucos escritores que, com isenção, esforçaram-se por praticar ou entender a crítica. Seu contemporâneo francês, também romancista, Gustave Flaubert (1821-1880), tinha opinião radicalmente contrária. Segundo ele, era crítico quem não podia criar, assim como tornava-se delator quem não podia ser soldado.

domingo, 27 de maio de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres

MODALIDADES ESPORTIVAS


Judô 
          
É um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jiu-jitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway(1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome dejudogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Uegui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

No fim da década de 1910 e início da década seguinte, Takaharu (ou Takaji) Saigo, 4° dan de judô, ensinava a arte na cidade de São Paulo, em sua academia localizada na Rua Brigadeiro Luiz Antonio. Em 1922 e 1923, ele chegou a fazer demonstrações da arte perante personalidades políticas e militares da época e teve alunos tanto japoneses quanto não japoneses. Diz-se que Takaharu Saigo era neto de Takamori Saigo, um dos homens mais importantes da Restauração Meiji no Japão.

conde Coma (Mitsuyo Maeda), como também era conhecido, fez sua primeira apresentação em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará em outubro de 1925,[4] onde popularizou seus conhecimentos dessa arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido.

Um dos primeiros torneios de judô foi realizado no dia 01 de maio de 1931 na cidade de Araçatuba, estado de São Paulo. Organizado por Yuzo Abematsu, 4o dan e ex-professor de judô da Escola Superior de Agronomia de Kagoshima, da Segunda Escola de Ensino Médio e do Batalhão da Polícia do Exército do Japão, o torneio incluiu lutas contra boxe e luta greco-romana.

O judô no Brasil passou a ser organizado e largamente difundido a partir de agosto de 1933, com a fundação da Hakkoku Jûkendô Renmei, a Federação de Judô e Kendô do Brasil, por ocasião do 25o aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Do lado do judô, foram membros fundadores as seguintes personalidades: Katsutoshi NaitoTatsuo OkochiTeruo Sakata e Zensaku Yoshida.

Nessa época, além dos quatro mestres supracitados, o judô no Brasil contava também com o mestre Tomiyo Tomikawa e comShigejiro Fukuoka, mestre de jujutsu tradicional. Estes seis mestres eram os principais expoentes do judô na época, dentro do âmbito da Hakkoku Jûkendô Renmei.

Um fator relevante na história do judô foi a chegada ao país de um grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Ryuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, por meio do esporte do quimono. Apesar de Ryuzo Ogawa ser um mestre de jujutsu tradicional, chamou de Judô a arte marcial que lecionava quando este nome se popularizou. Portanto, ensinava um estilo que não era exatamente o Kodokan Judo, o que não diminui sua enorme contribuição ao começo do Judô no Brasil. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do mestre Jigoro Kano e em18 de março de 1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia o judô é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência. Esse processo culminou com a grande oferta de bons lutadores brasileiros atualme  nte, tendo conseguido diversos títulos internacionais.

O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

Yuko - um terço de um ponto. Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 segundos

Wazari - meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição, também ganha wazari, se conseguir imobilizar o oponente por 20 a 24 segundos.

Ippon - ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

sábado, 26 de maio de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres

SÍMBOLOS OLÍMPICOS

A BANDEIRA OLÍMPICA

É representada  por cinco aros coloridos e entrelaçados sobre um fundo branco. Cada aro representa um dos continentes habitados:

AZUL = EUROPA – É o continente mais desenvolvido de todos. Foi o berço da civilização ocidental. Foi o palco do Renascimento, da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. É formado por 48 países.      

AMARELO = ÁSIA – É o maior e o mais populoso dos continentes, é o berço das mais antigas civilizações e das principais religiões. É lá onde encontramos os seis países mais populoso do mundo(China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh). Possui 45 países.

PRETO = ÁFRICA – É o continente menos desenvolvido do mundo. Sofre com a exclusão da globalização. É considerado como o velho mundo, pois foi lá que surgiu a civilização egípcia. É constituido por 53 países.

VERDE = OCEANIA – Conhecida como o novissímo mundo, pois foi descoberto a partir de 1740, é o menor e menos populoso dos continentes. É um continente circulado por água dos oceanos Índico e Pacífico. É formado por 14 países.

VERMELHO = AMÉRICA – Conhecida como o novo mundo é o continente que apresenta desequilibrio regional, devido a sua grande extensão, foi dividida em: AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA CENTRAL, AMÉRICA DO SUL, é la que encontramos a maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos. É constituido por 35 paises.
        
Esses aros estão entrelaçados para simbolizar a união entre os diferentes povos do mundo. Ele é utilizado desde 1920, quando os Jogos olímpicos foram realizados na cidade de Antuérpia, na Belgica. Foi nesse país que o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.

ATIVIDADE PRÁTICA

CARTILHA – OS JOGOS OLÍMPICOS

        I.            PESQUISE INFORMAÇÕES SOBRE A ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS E FAÇA UMA CARTILHA CONTANDO SUAS DESCOBERTAS:
a)      O que é;
b)      Como;
c)       Onde;
d)      Quando;
e)      Finalidade;
f)        Modalidades;
g)      Os prêmios.

DICAS: FAÇA ILUSTRAÇÕES, MAPAS, DESENHOS, RECORTES. USE A SUA CRIATIVIDADE E FAÇA UMA CARTILHA BEM LEGAL. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

FRASES FAMOSAS



A CASA DA MÃE JOANA

A expressão ‘casa da mãe Joana’ alude a lugar em que se pode fazer de tudo, onde ninguém manda, uma espécie de grau zero do poder. A mulher que deu nome a tal casa viveu no século XIV. Chamava-se, obviamente, Joana e era condessa de Provença e rainha de Nápoles. Teve vida cheia de muitas confusões. Em 1347, aos 21 anos, regulamentou os bordéis da cidade de Avignon, onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar”. ‘Casa da mãe Joana’ virou sinônimo de prostíbulo, de lugar onde impera a bagunça, mas a alcunha é injusta. Escritores como Jean Paul Sartre (1905-1980), em A prostituta respeitosa, e Josué Guimarães (1921-1986), em Dona Anja, mostraram como poder, o respeito e outros quesitos de domínio conexo são nítidos nos bordéis.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trabalhando FESTA JUNINA na escola


Orientação para o professor

As festas juninas são três: Santo Antônio, dia 13 de junho; São João, dia 24 de junho; São Pedro, dia 29 de junho.  Nestas festas há muitas brincadeiras, danças, comidas e bebidas típicas.  Os homens e as mulheres se vestem de caipiras.  Em todas as festas juninas acendemos a fogueira.  Enfeitamos a festa com bandeiras coloridas. As festas juninas são muito divertidas!

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
1º MOMENTO: Convesar com os alunos e selecionar os temas a serem trabalhados sobre as FESTAS JUNINAS.
  • FESTAS JUNINAS, por quê?
  • Vestimentas
  • Bebidas
  • Comidas
  • Músicas
  • Danças
  • Lenda da fogueira
  • Brincadeiras
  • Enfeites na sala.
2º MOMENTO: Os alunos em grupo, deverão fazer uma pesquisa sobre FESTAS JUNINAS, O que é, quando é, como é e por quê se festeja Festa Junina?

3 MOMENTO: Após os alunos fazerem a pesquisa, apresentar na sala de aula e depois produzir um texto coletivo;

4º MOMENTO: Enfeitar a sala de aula com bandeirinhas e balões coloridos.

5º MOMENTO: Trabalhar os próximos temas, no decorrer do mês, de acordo com os interesses dos alunos.

6° MOMENTO: Resolver problemas matemáticos com listas de compras de produtos usados na festa junina, confeccionando tabelas e gráficos.
 
7º MOMENTO: Criar e resolver os problemas matemáticos com os preços dos alimentos típicos da festa.


8º MOMENTO: Trabalhar com os alunos sobre os perigos dos fogos de artifícios em seguida pedi para os alunos criar cartazes e panfleto sobre os cuidados que devemos ter comos os fogos.

9° MOMENTO: Organizar grupos, para apresenta uma quadrilha junina e um coco de roda.

10° MOMENTO: Marcar um dia para socializar, e em grupos eles irão montar barracas de comidas, bebidas e brincadeira típicas juninas.

OBS: Nã esqueça de registrar em vídeo ou fotografias, isto é muito importante!

UMA BOA FESTA JUNINA

terça-feira, 22 de maio de 2012

Olimpíadas 2012 em Londres


MODALIDADES ESPORTIVAS

Hipismo 
            É a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Dentre elas estão as provas de salto, dressage, corridas, polo, etc. Em nível olímpico, esta prática de faz representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos.                 No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia. Fundada 1921 em Lausanne, na Suíça, pela França, Estados Unidos, Suécia, Japão, Bélgica, Dinamarca, Noruega e Itália, a FEI (Fédération Equestre Internationale) regula os eventos internacionais de Hipismo, em parceria com as 133 federações nacionais, sem preconceitos raciais, religiosos ou relacionados a conflitos internos. 
           É essa mesma instituição que estabelece os regulamentos e aprova os programas de campeonatos, e, ainda, buscando assegurar a integridade dos animais, a FEI desenvolveu um código de conduta baseado tanto no bem-estar dos mesmos, quanto no "fair play" que deve ser adotado pelos cavaleiros.
         A entidade reguladora dos esportes equestres no Brasil é a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que foi oficialmente fundada em 19 de dezembro de 1941, após esforços das Federações Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio de Janeiro) e Hípica Fluminense (Niterói).
         A CBH é responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento das oito modalidades praticadas no Brasil, além da formação das delegações que representam o país nas competições internacionais, realização de campeonatos, seletivas e cursos, pela chancela de eventos promovidos por federações estaduais, pela captação e administração de verbas junto a órgãos governamentais e COB – Comitê Olímpico Brasileiro.

Dressage (ou Adestramento)
                Os conjuntos (cavaleiro e cavalo) deverão realizar uma série de movimentos (chamados de "figuras") de diferentes graus de dificuldade. Ha figuras obrigatórias. O objetivo é que essas figuras sejam executadas com a maior perfeição possível, as quais os juízes atribuirão notas nos quesitos disciplina, prontidão e elegância, exigindo perfeita sintonia do conjunto.

                Nos saltos, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor, em sua totalidade, de 10 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos vai de 0,40m a 1,65m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor será o cavaleiro que tiver o menor número de faltas e terminar o percurso mais rápido. O atual recorde de hipismo pertence ao capitão Alberto Larraguibel Morales e seu cavalo Huaso, que, em 1949, saltaram a altura de 2,47m, em Viña del Mar, Chile. O atual campeão brasiileiro é o cavaleiro Rodrigo Pessoa, saltando 1,65 metros em provas.

                O CCE é uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country, e pode ser disputada em dois formatos: um dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido trocar de cavalo uma vez que tenha começado. Trata-se de uma prova completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.