quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA

 OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos do 6.º ao 9.º Ano, que apresentam dificuldades de aprendizagem, melhores condições para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos do curso mencionado; Realizar um trabalho de recuperação de aprendizagem em cada uma das disciplinas.

JUSTIFICATIVA
O homem, segundo CASTRO (apud SISTO, 1996), é uma organização complexa provida de mecanismos de auto-regulação, que tem não apenas a função de conservar o sistema, vencendo obstáculos e superando perturbações, mas também, de promover a construção e o aperfeiçoamento de estruturas e funções ultrapassando a cada momento suas possibilidades.

Esta visão progressista da vida mental situa-se no nível de uma interação ideal entre o sujeito e o meio no qual um e outro não manifestem impedimentos fundamentais.
Nesta busca do meio e desse aperfeiçoamento, o indivíduo se depara com muitas derrotas, que, no entanto devem ser transformadas em vitórias, utilizando-se o potencial educativo de cada um. Muitas vezes estes obstáculos tornam-se extremamente difíceis de serem transpostos e somente com o auxílio de um mediador eficiente isto acontece.

Quando nos reportamos ao ambiente escolar, vemos estes obstáculos aparentemente intransponíveis, na forma de problemas de aprendizagem. Para PAIN (1992), estes são caracterizados como aqueles que atentam contra a normalidade do processo ensino aprendizagem, qualquer que seja o nível cognitivo do sujeito. Ou seja, podendo estar relacionados à causas físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, intelectuais, emocionais ou socioeconômicas.

A escola tem o compromisso, inclusive legal, conforme consta na Lei 9.394 de 20/12/96, artigo 24, parágrafo V, de identificar estas situações e promover a recuperação paralela para que o processo de aprendizagem ocorra para todos.

Acreditamos que quando a intervenção acontece no âmbito escolar, aumenta a possibilidade de sanar-se o problema, uma vez que o processo é mais rápido e proximal com todos os envolvidos (educandos, pais e professores).
 
 ORGANIZAÇÃO
Haverá 2 modalidades de atendimento, respeitando as necessidades de cada faixa etária.

6.º ano
 OFICINAS PEDAGÓGICAS
- Linguagem
- Lógica Matemática
- Habilidades de estudo

 7.º ao 9.º ano
 AULAS DE RECUPERAÇÃO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ciências
- História
- Geografia
- Física
- Química 

 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 OFICINAS PEDAGÓGICAS
Ministradas por uma pedagoga, desenvolverão nos alunos, através de uma abordagem psicopedagógica as habilidades necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos de sala de aula. O encaminhamento para esta oficina será realizado a partir da observação dos professores em sala de aula em acordo com a coordenação psicopedagógica. Os alunos serão convocados através de contato com a família e posterior envio de comunicado escrito com as informações.

 AULAS DE RECUPERAÇÃO
As aulas de recuperação acontecerão no horário oposto, ministradas preferencialmente pelo próprio professor da disciplina, utilizando várias estratégias metodológicas para garantir a aprendizagem de seus alunos.  A partir da terceira semana de aula os horários são divulgados pelos próprios professores e no site da escola. Após os primeiros momentos avaliativos cada professor pode convocar por escrito os alunos que demonstrarem dificuldades.

OBSERVAÇÃO: Todos os profissionais envolvidos nas oficinas serão acompanhados pela Coordenação Psicopedagógica, para verificação do cumprimento dos objetivos e busca de novas estratégias e novos recursos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

O MEC (Ministério da Educação) divulgou neste domingo (27) que o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 é "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Os candidatos terão 5h30 para escrever uma redação sobre esse tema e responder a 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens e códigos e matemática. 

Segundo o ministério, "os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no edital do exame" a partir de "leitura dos textos motivadores apresentados no exame".

Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A INDISCIPLINA na escola é um problema de todos nós


A indisciplina nas escolas brasileiras é um fato. Alastrando-se em diferentes instituições e segmentos do ensino, a falta de limites, o desrespeito e as ocorrências de violência e vandalismo são queixas que se multiplicam entre pais, professores e gestores. Mas, afinal, de quem é o problema e como lidar com ele?

Quando a indisciplina é encarada como um monólito, ou seja, como um bloco de ocorrências uniforme e incompreensível, resta apenas o perverso jogo de culpabilização: as escolas criticam os pais "que não educam os filhos"; os professores incriminam os alunos "carentes e desequilibrados" e as famílias culpam o "ensino de baixa qualidade". Muitos apontam para a "a crise de valores, um mal do nosso tempo". 

Nesses casos, pouco pode ser feito, exceto defender-se das acusações, conformar-se com o "inevitável" e remediar a situação em âmbitos específicos: o professor tenta controlar a classe, o aluno suporta o bullying dos colegas, os pais repreendem o filho rebelde. Cada um lidando solitariamente com a situação, como se o problema fosse pessoal. Pior que isso, nem sempre sabem o que fazer.

Se, por outro lado, a indisciplina fosse compreendida na sua complexidade, entendendo-se, em cada caso, a conjugação de fatores sociais, institucionais, pedagógicos, afetivos e relacionais, o desafio poderia ser enfrentado na parceria responsável entre famílias, escolas e poder público. Um enfrentamento capaz de lidar com a gênese do problema (e não só com seus efeitos), articulando o projeto educativo à formação ética dos alunos. 

Assim, a disciplina deixaria de ser um requisito para a eficiência escolar, passando à meta do projeto pedagógico, tão legítima quanto ensinar conteúdos.
Enfrentar a indisciplina requer medidas conjugadas em diferentes planos de intervenção. Na esfera sociopolítica, cabe o investimento na valorização da vida, do trabalho, da educação e da escola. 

No que tange a cultura, importa promover a democratização dos bens culturais, fomentando iniciativas de lazer, esporte e inserção social da juventude. No âmbito escolar, é preciso não só cuidar da formação dos professores, como também fortalecer o projeto pedagógico a partir de sólidas diretrizes para a formação humana.

A cooperação entre pais e educadores é, igualmente, indispensável para a reconfiguração da vida estudantil, pois a negociação de metas e linhas de conduta favorece a educação em valores e a conquista da postura crítica entre os alunos. 

Sob essa ótica, talvez, a questão possa ser respondida de modo mais efetivo: a indisciplina na escola é um problema de todos nós.

sábado, 19 de outubro de 2013

SAIBA O QUE VOCÊ PODE LEVAR PARA O ENEM 2013




As provas do Enem 2013 vão acontecer nos dias 26 e 27 de outubro. Isso significa que os estudantes estão começando a se organizar para comparecer aos locais de prova com tudo o que é necessário. Você sabe o que é permitido levar para as salas de aula? Se não, confira tudo o que você precisa saber e compareça preparado aos locais de prova.

É essencial que o candidato compareça às escolas portando um documento de identificação original e uma caneta esferográfica da cor preta, feita de material transparente. Não serão aceitas cópias de documentos, sendo que os aceitos pela prova serão os seguintes:
  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
• Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
• Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
• Carteira de trabalho e Previdência Social;
• Certificado de Dispensa de Incorporação;
• Certificado de Reservista;
• Passaporte;
• Carteira Nacional de Habilitação com foto, na formada Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
• Identidade Funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.)


No caso de furto, será aceito o boletim de ocorrência expedido por órgão policial. A data limite é de até 90 dias anteriores à realização da primeira prova. O candidato será sujeito a identificação que compreende a coleta de dados e da assinatura do participante em formulário próprio.

Também será permitido entrar nas salas com garrafas de água ou suco e lanchinhos pequenos, como sanduíches naturais, bolachas e chocolates. É importante lembrar que os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h do horário de Brasília. As provas do Enem 2013 vão acontecer em 4 fusos horários diferentes pelo País, incluindo o atendimento especial aos candidatos que se declararem sabatistas. 

Os mais de 7 milhões de candidatos inscritos ao exame realizarão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no sábado (26), sendo que o domingo (27) está reservado para provas de Linguagem e Matemática, além da redação. Os gabaritos estão previstos para serem divulgados até o dia 30 de outubro.

Boa prova!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ENEM 2013 - ATRIBUIÇÕES DOS COLABORADORES





Coordenador municipal

Atribuições
·        Selecionar os coordenadores municipais.
·        Supervisionar a escolha e o cadastramento dos locais de provas.
·        Realizar contato com as Secretarias Estaduais e Municipais e, se necessário, solicitar suporte para a realização da aplicação.
·        Realizar contato com o Consórcio para dirimir dúvidas de procedimentos gerais.
·        Acompanhar o recebimento do material de capacitação e de aplicação.
·        Capacitar os coordenadores municipais.

Coordenador municipal

Atribuições
·        Repassar informações sobre seu município ao coordenador estadual.
·        Realizar o levantamento e seleção dos locais de aplicação.
·        Capacitar os coordenadores de local de aplicação.
·        Receber o material administrativo de capacitação e de aplicação.
·        Fazer a distribuição dos materiais para os coordenadores de local de aplicação.

Responsabilidade
·        Receber, no endereço informado ao Consórcio, por meio dos Correios, caixa (s) contendo material administrativo e de capacitação, a ser conferido imediatamente após o seu recebimento.
·        Responsabilizar-se pela guarda do material recebido pelos Correios, mantendo o seu sigilo.

Coordenador de local de aplicação

Atribuições
·        Selecionar e capacitar os chefes de sala, os aplicadores e o pessoal de apoio.
·        Solicitar a assinatura de todos no Termo de Sigilo e Compromisso e Frequência.
·        Avisar aos chefes de sala, aplicadores e aplicadores especializados selecionados que deverão levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identidade e relógio nos dias de aplicação do Exame.
·        Avisar sobre os trajes que deverão vestir (calça jeans e camiseta branca) e sapatos que deverão usar (confortáveis e que não façam barulho).
·        Vistoriar o local de provas.
·        Fazer a sinalização.
·        Receber os malotes do material de aplicação e conferir o lacre de acordo com o respectivo visor do malote. A abertura e conferência dos malotes devem ser feitas na presença de dois participantes no horário predeterminado.
·        Dependendo da quantidade de salas, o coordenador poderá solicitar ajuda dos assistentes.
·        Guardar os malotes de provas em local seguro.
·        Distribuir os envelopes do material de aplicação pelas salas, conforme etiqueta colada nos citados envelopes.
·        Estar sempre disponível para a orientação e solução das dúvidas.
·        Estar presente na abertura e fechamento dos portões.
·        Informar ao Consórcio o número de abstenções de participantes.
·        Preencher os materiais administrativos sob sua responsabilidade.

Assistente de local de aplicação

Atribuições
·        Verificar se todos os aplicadores estão identificados e se fizeram as verificações nas salas como luz elétrica, número de carteiras, sinalização e conferência do material administrativo de sua sala (Cartões, Lista de Presença, Ata de Sala etc.).
·        Informar aos aplicadores sobre horário de abertura dos portões de acesso ao local de prova (às 12h, horário oficial de Brasília/DF).
·        Fazer monitoramento sistemático de local de prova observando se todos os participantes  estão tendo acesso às suas salas e, quando necessário, auxiliar os aplicadores para que evitem filas nas portas das salas.
·        Auxiliar o coordenador de local na distribuição dos pacotes de provas.
·        Estar frequentemente circulando pelo local de provas para assegurar o bom andamento do Exame.
·        Coletar a abstenção de participantes.

Chefe de Sala

Atribuições
·        Registrar as ocorrências na Ata de Sala.
·        Fazer a distribuição das provas em sua sala, no horário pré-determinado juntamente com o (s) aplicador (es).
·        Preencher a Lista de Presença/Ata de Sala.
·        Dar os avisos verbais necessários aos participantes.
·        Circular pela sala observando se os preenchimentos obrigatórios dos participantes estão sendo realizados (cor da prova, transcrição da frase, assinatura nos campos obrigatórios: Cartão-Resposta, Folha de Redação, de Rascunho e Lista de Presença).
·        Vistoriar todo o material permitido a ser utilizado pelo participante com atendimento diferenciado deferido.
·        Preencher o campo “para uso exclusivo do chefe de sala” presente no cartão-resposta dos dois dias.
·        Avisar sobre o direito de requerimento do tempo adicional aos participantes que solicitaram atendimento diferenciado.
·        Coletar assinatura dos participantes na lista de presença, mesa por mesa.

Aplicador convencional

Atribuições
·        Organizar a sala.
·        Conferir o material de aplicação da sala para a qual foi designado.
·        Recepcionar os participantes conferindo o documento de identidade, com os dados constantes da Lista de Presença na entrada da sala e entregar o envelope porta-objetos para guarda dos objetos pessoais na sua presença.
·        Certificar-se da guarda de todos os pertences na entrada da sala no envelope porta-objetos e verificar se o mesmo foi lacrado.
·        Auxiliar na distribuição das provas (cadernos de questões).
·        Fiscalizar os participantes durante a aplicação.

Aplicador convencional

Atribuições
·        Verificar o tipo de atendimento a ser realizado e dispor o mobiliário da sala de acordo com a solicitação do participante.
·        Verificar as rotas mais próximas para banheiros e bebedouros.
·        Verificar se nestas rotas há obstáculos a serem removidos e/ou sinalizados, conforme inscrições fornecidas no curso de capacitação.
·        Recepcionar e identificar os participantes e entregar o envelope porta-objetos para guarda dos objetos pessoais e verificar se o mesmo foi lacrado.
·        Realizar a identificação dos participantes no interior das salas.
·        Observar se os preenchimentos obrigatórios dos participantes estão sendo realizados (cor da prova, transcrição da frase e assinatura nos campos obrigatórios: cartão-resposta, folha de redação, de rascunho e lista de presença).
·        Aplicar as provas.