terça-feira, 29 de julho de 2014

Brincadeira Dez coloridos



Número de jogadores: grupos de 5 componentes.

Material: canudinhos de plástico de diversas cores (podem ser cortados ao meio, para economizar material) e giz de cera das mesmas cores dos canudos.

O jogo Dez Colorido permite trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e a correspondência, além da fixação de cores e da socialização.

Regras:
·        Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo;
·        Cada aluno receberá 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente.
·        Primeiro, o professor vai incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos.
·        Feito isso o professor sorteia um giz de cera.
·        Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui da cor apresentado pelo professor;
·        O grupo, em seguida, deverá somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado.
·        Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.

IMPORTANTE! Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como, por exemplo, amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.

Para trabalhar a socialização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.

sábado, 19 de julho de 2014

O QUE É SEQUÊNCIA DIDÁTICA?



É um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.

O termo Sequência Didática surgiu no Brasil nos documentos oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais como "projetos" e "atividades sequenciadas". Atualmente, as sequências didáticas estão vinculadas ao estudo do gênero textual, porém quando surgiram eram abertas a diferentes objetos do conhecimento.

A organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem.

Nesse sentido, o trabalho com sequência didática torna-se importante por contribuir para que os conhecimentos em fase de construção sejam consolidados e outras aquisições sejam possíveis progressivamente, pois a organização dessas atividades prevê uma progressão modular, a partir do levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre um determinado assunto.

Ao organizar a sequência didática, o professor poderá incluir atividades diversas como leitura, pesquisa individual ou coletiva, aula dialogada, produções textuais, aulas práticas, etc., pois a sequência de atividades visa trabalhar um conteúdo específico, um tema ou um gênero textual da exploração inicial até a formação de um conceito, uma ideia, uma elaboração prática, uma produção escrita.

Ressalta-se que as atividades de avaliação estarão presentes em diferentes atividades no decorrer e no final da sequência didática. Ao propor atividades exploratórias é possível avaliar o que a criança já sabe a respeito do assunto tratado.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

RIO LARGO - 99 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - HINO



Hino de Rio Largo
Letra por Geraldo Geremias do Nascimento
Melodia por Geraldo Geremias do Nascimento

Rio Largo imponente se eleva
                                       Com seu povo varonil
                                   Teu progresso eleva sua terra
                                    De Alagoas e do Brasil
                                          (ESTROFES)
Tua origem de simples engenho
A lugarejo com anos passou
Hoje é cidade onde todos se empenham
A lutar pela paz e pelo amor

O Mundaú caudaloso margeia
Rio Largo com seus canaviais
Rega árvores onde os pássaros gorjeiam
Cantos de gratidão e de paz

Esta estrada de ferro que leva
Esse povo e sua produção
Açúcar, álcool, petróleo novo.
Que engrandece a nossa nação

Tuas usinas orgulham nossa gente
Clotilde e Central Leão
Rio Largo está sempre na frente
Na paz, saúde e educação.

RIO LARGO - 99 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A primeira sede do Município de Rio Largo foi Santa Luzia do norte. Diz-se que Jerônimo de Albuquerque, irmão de D. Brites, foi quem primeiro pisou o solo do Município,  O nome Rio Largo se originou de um engenho de açúcar, existente no local onde o rio Mundaú apresenta mais largura. No começo, o engenho pertencia à descendente dos Calheiros de Melo. A Lei n.º 696, de 13 de julho de 1915, transferiu a sede para Rio Largo, que recebeu a categoria de Cidade.
O Município de Rio Largo acha-se situado na parte Leste do Estado de Alagoas, na Zona fisiográfica do Litoral. Limitando-se com os seguintes municípios:- ao Norte - Messias e Murici- ao Sul - Satuba e Pilar- ao Leste - Maceió- ao Oeste – Atalaia.
O Município de Rio Largo abrange uma área de 213 Km2, em que se situam um único distrito e o povoado de Tabuleiro do Pinto. A sede Municipal dista, em linha reta apenas 22 Km, da Capital do Estado, estando numa altitude de 45m. A população atual do Município de Rio Largo é de 68.512. (Censo 2010-www.ibge.gov.br).
O curso hidrográfico de destaque máximo é o rio Mundaú, que banha o Município no sentido Norte-Sul, numa extensão de, aproximadamente, 20 km2, desde os limites com o município de Murici até Satuba. O Mundaú nasce na Fazenda Araça, em Caetés – Pernambuco, próximo a Garanhuns. Os seus afluentes são constituídos, em sua maioria, por riachos, como Timbó, Pau-Amarelo, Cumbe, Utinguinha, Macacos e Carrapatinha, pela margem esquerda. Na margem direita distinguem-se: o Satuba com características de rio, o Barbosa e o Gongó. As suas margens são exploradas, em escala mínima, para o plantio de lavoura de subsistência, a qual não oferece maior destaque.
Em seu relevo encontramos a formação do planalto, cumpre destacar o Tabuleiro do Pinto, com altitude aproximada de 110m. O clima apresenta-se tropicalizado, úmido, herdando as influências litorâneas, sendo "quente-úmido" no verão e "frio-úmido" no inverno. O Solo predominante é dos tipos sílico-argiloso ou  arenoso. A vegetação nativa é a do "Capoeirão", ou seja o tipo vegetal que habita em área ocupada pela "Mata". Este "Capoeirão" se identifica por formações vegetais altas e grossas, que apresentam clarões descobertos.
Na agricultura encontramos em maior destaque a cana de açúcar e alguns tipos vegetais existentes no município, como - côco da baia, mandioca, frutas (banana, manga, laranja etc.). Na pecuária encontramos os bovinos, suínos, caprinos e aves diversas. Em termos de recursos minerais, o Município é considerado pobre, sendo constatados, apenas, afloramentos de granitos e ganisses, que possibilitam a exploração de algumas pedreiras, temos a pesca que somente se efetua, para consumo próprio, por parte das populações ribeirinhas.
As festividades de Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval com desfiles de blocos, as festas juninas com forró ao ar livre, a festa da emancipação política (13 de julho), a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festa natalinas, com a participação de folguedos populares como pastoril, reisado e chegança.
Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e na Avenida Santos Dumont (vista parcial da cidade).