segunda-feira, 13 de outubro de 2014

APRENDIZAGEM NA ERA DA INFORMAÇÃO

Na era da informação, a transição de modelos e padrões de ensino impõe desafios a serem enfrentados por quem ensina e quem aprende. Ensinar é diferenciado de aprender neste capítulo pela definição de que ensinar é um processo social, no qual cada um desenvolve um estilo próprio, dentro do que é traçado para todo o grupo. Educar já é considerado como a colaboração que se tem para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem.

O ensino de qualidade envolve uma escola que tenha espaços e materiais adequados ao desenvolvimento das atividades didáticas, professores bem preparados e alunos motivados.

De modo geral, ele trata a questão da informação sendo transformada em conhecimento neste ambiente e estilo de aprendizagem. A aprendizagem na era da informação pode ser facilitada pelo uso da tecnologia como recurso didático, o que exigirá do professor mudança de papel, passando a ser um facilitador do aluno na interpretação e correlação dos dados, que são encontrados nesse universo diversificado de informações. Para que isso se torne viável, Moran propõe a integração da TV, vídeo, Internet e seus recursos ao processo de aprendizagem. As sugestões são para que se utilize o vídeo em diferentes momentos, como para sensibilizar para um conteúdo novo, ilustrar realidades distantes do aluno, simular situações que demandam tempo ou podem ser perigosas, até mesmo para avaliar o processo de aprendizagem e a interação professor-aluno. Já para o uso da Internet propõe-se uma sequência de trabalho que envolve a criação de uma página pessoal do professor, que será referência para todas as etapas, lista dos endereços eletrônicos de todos alunos, aulas-pesquisa, que abrirão espaços para a exploração de conteúdos novos e soluções de problemas, nas quais o professor estimula a troca de informações e a comunicação dos resultados das pesquisas de todos, além de estimular a busca de informações diferentes em pesquisas dirigidas.


Analisando tanto o papel do professor quanto o emprego da tecnologia como recurso, voltando a colocar o professor como orientador das atividades do aluno, visto como um consultor, assim como foi feito por Moran. Para atingir este patamar, o professor precisa desenvolver algumas características, como colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, percebendo suas necessidades, estabelecer parcerias com os alunos para o planejamento, realização e avaliação das atividades, estudar sempre para aprofundar-se nas informações de sua área de conhecimento, ser criativo, estar aberto ao diálogo e cuidar de sua comunicação e expressão, para se fazer entender através da máquina e atingir os diferente níveis de compreensão dos alunos.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

AS TECNOLOGIAS

O que entendesse por novas tecnologias digitais? Entendemos por novas tecnologias digitais a aplicação de um conhecimento científico ou técnico, de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de uma dada dificuldade, este texto tratará das Tecnologias de Comunicação e das Tecnologias de Informação como intermediadores do processo de ensino e aprendizagem e como tecnologias mútuas.
A primeira é a Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação. Têm-se como ambiente de veiculação, incluindo as mídias mais tradicionais, os livros, o fax, o telefone, os jornais, o correio, as revistas, o rádio, os vídeos, as redes de computadores e a Internet.
A segunda é a Tecnologia de Informação designa toda forma de determinar, gravar, armazenar, processar e reproduzir as informações. Como exemplos de suportes de armazenamento de informações são: o papel, os arquivos, os catálogo, as fitas magnéticas, os HD’s, os CD’s. Dispositivos que permitem o seu processamento, são os computadores e os robôs, e exemplos de aparelhos que possibilitam a sua  reprodução  são  a máquina de fotocopiar, o retroprojetor, o projetor de slides (data show).
As novas tecnologias de informação e de comunicação, usadas na comunicação social, estão cada vez mais interativas, pois permitem a troca de dados dos seus usuários com recursos que lhes permitem alternativas e aberturas das mais diferentes, os programas de multimídia, como o vídeo interativo, a Internet e o Telecongresso.
São essas novas tecnologia que permitem a preparação e manipulação contígua de teores específicos por parte do professor/aluno (emissor) e do aluno/professor (receptor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades, as suas histórias de vida e a tradições em que vivem; permitindo um entendimento mais eficaz, alternando os papéis de emissor  e receptor, como co-protagonistas e contribuintes da ação cognitiva.

Nos dias de hoje, os diferentes usos dessas mídias (tecnologias) se confundem e passam a ser característicos das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que mudam os padrões de trabalho, do lazer, da educação, do tempo, da saúde e da indústria e criam, assim, uma nova sociedade, novas atmosferas de trabalho, novos ambientes de aprendizagem. Criando-se um novo tipo de aluno que necessita de um novo tipo de professor. Um professor ligado e compromissado com o que esta acontecendo ao seu redor.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O SEU VOTO

Voto é a principal arma do cidadão. Igualam-se, na urna indevassável, todos os cidadãos. Ali, na sua consciência, na sua opção eleitoral, o cidadão exerce o direito básico da democracia, que é escolher seu representante nos Poderes Executivo e Legislativo e contribuir para outro princípio essencial do regime republicano, que é a transitoriedade dos mandatos. Cabe ao cidadão julgar a conduta dos homens públicos, seu trabalho, o cumprimento das promessas que fez ao pedir ao voto, seu comportamento ético, seu verdadeiro compromisso com o interesse público. São valores fundamentais, que todos e cada um devem levar em conta ao votar, o que se torna altamente necessário no Brasil atual, que ainda luta por construir uma autêntica democracia representativa.


É o ato básico da democracia. É a manifestação republicana mais legítima. É preciso que a faxina na classe política, hoje uma necessidade nacional, comece pelo voto consciente. Não dá mais para aceitar os ficha-sujas, os profissionais da política, os que fazem da vida pública meio de enriquecimento pessoal. É pelo voto que os cidadãos trocam seus representantes. E é essencial que não se deixem contaminar pelos demagogos, pela propaganda ilusória, pela falácia dos falsos, pelos desonestos que se disfarçam de salvadores e renovadores. Ou pelos que não têm ideias, mas que compram os votos dos mais humildes com favores, presentes, promessas de emprego. Estas advertências são essenciais, em meio à campanha política que se realiza. E é bom lembrar que a renovação começa nas cidades, na Prefeitura e na Câmara de Vereadores. Como também o governador, senador, presidente e os deputados estaduais e federais.

MENSAGEM DE EDUCAÇÃO - Grandes Pensadores


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MÊS DE OUTUBRO

É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.

Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto.