terça-feira, 28 de julho de 2015

O que fazer para motivar pessoas


Alguns aspectos que sempre são mencionados por profissionais quando são perguntados sobre motivação no trabalho:

• Reconhecer e valorizar suas realizações.
• Confiar e delegar responsabilidades adequadamente.
• Definir as metas com clareza.
• Desenvolver um estilo de gerência flexível.
• Envolver as pessoas nas definições dos processos produtivos.
• Saber dar e receber feedback.
• Conhecer o potencial e as limitações de cada um.
• Ser tolerante e paciente com as limitações das pessoas.
• Procurar desenvolver continuamente a equipe.
• Estabelecer um relacionamento aberto e franco.
• Usar uma linguagem adaptada ao nível das pessoas e das ocasiões.
• Preocupar-se sinceramente com as pessoas.

Se pelo menos uma dessas práticas for adotada por um líder, com certeza os seus profissionais ficarão mais motivados e mais comprometidos com o trabalho. Eleja uma delas e pratique-a.

COMO TRABALHAR: Com rótulos

Objetivos

§  Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
§  Aprender noções sobre o uso da linguagem científica específica dos rótulos dos alimentos, observando, comparando e avaliando as informações.
§  Discutir, levantar hipóteses e buscar informações em diferentes fontes.

Comentários

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados apresentam, atualmente, muitas informações. Não sabemos o significado de algumas, como, por exemplo, o novo símbolo acrescentado nos produtos que contêm soja transgênica, ou outros termos existentes: gordura trans, glúten, corante, acidulante, espessante, light, diet, etc. É imprescindível, portanto, que esse assunto seja levado aos alunos, para que se informem, esclareçam suas dúvidas e possam consumir os alimentos de forma consciente.

Materiais

§  Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
§  Caixa pedagógica: o professor deverá separar previamente diversas fontes (livros, revistas, textos impressos da Internet, dicionário, etc.), a fim de que os alunos possam consultar as definições que serão estudadas.

Estratégias

1) Solicitar aos alunos que guardem os rótulos dos alimentos consumidos ao longo de uma semana.
2) Combinar uma data para que os alunos tragam os rótulos.
3) Pedir para que formem grupos de três e coloquem todos os rótulos espalhados sobre a carteira ou mesa de trabalho. Em seguida, eles devem classificar os rótulos quanto a um determinado critério, como, por exemplo, "0% de gorduras trans". A partir daí, discutirão sobre esse critério, anotando as conclusões.
4) Em seguida, os alunos discutem alguns termos escolhidos pelo professor e anotam em seus cadernos as possíveis definições.
5) Os alunos devem ser orientados para utilizar a caixa pedagógica, comparando suas próprias definições com as encontradas nas diversas fontes selecionadas pelo professor.
6) O educador deverá certificar-se de que os conceitos foram assimilados, discutindo com a sala e registrando, por meio de um mapa conceitual, as definições mais importantes.

Dicas

1) O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos, como, por exemplo, de limpeza, de higiene pessoal, etc.

2) Durante a atividade, outras informações dos rótulos podem ser observadas: data de validade, forma de conservação e armazenamento do produto, etc.

COMO TRABALHAR: Lixo - O que fazer com ele?

Objetivos

O aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Deve também ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do lixo.
1) Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;
2) Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia;
3) Aprender importância da destinação correta do lixo;
4) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais, regionais e nacionais;
5) Perceber que a visão de desenvolvimento econômico leva a exaustão dos recursos e a produção de lixo;
6) Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo, mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;
7) Desenvolver a capacidade crítica e auto avaliar suas ações.

Estratégia

1) Pesquisar a produção do lixo e as suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: local (aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
3) Pesquisar as maiores produções de lixo per capta no mundo e associar com o nível de desenvolvimento econômico e social e capacidade de consumo;
4) Fazer um relatório acerca do lixo que será produzido a partir da observação em um supermercado. Por exemplo, um produto é embalado em um saco plástico, que por sua vez está em uma caixa pequena de papel e as várias caixas pequenas chegam em uma grande caixa de papelão (grande produção de descartáveis - lixo).
No setor de frutas e hortaliças perguntar aos responsáveis o quanto é retirado por dia de frutas estragadas, qual é o desperdício? Fazer o mesmo em casa. É interessante dividir em uma tabela:
§  Matéria orgânica.
§  Papel e papelão.
§  Metais.
§  Plásticos.
§  Outros materiais recicláveis.
Caso ache conveniente evite tornar público os dados individuais do lixo doméstico (alguns pais podem não gostar, considerando que a sua privacidade pode estar sendo exposta);
5) Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do alumínio, do vidro, etc. e somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar individual e coletivamente;
6) Procurar saber quanto a prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia ser melhorado na cidade com este dinheiro;
7) Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas).

Conclusão da atividade

1) Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto.

2) Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado quanto à produção e destinação do lixo.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Quais as principais dificuldades de aprendizagem?

Para muitos, as expressões “dificuldade” e “transtorno” de aprendizagem têm o mesmo significado. Mas vale enfatizar que são dois problemas diferentes e que se manifestam e devem ser tratadas de maneiras distintas.
As dificuldades de aprendizagem, normalmente, estão relacionadas a fatores externos que acabam interferindo no processo do aprender do estudante, como a metodologia da escola e dos professores, a influência dos colegas…
Em contrapartida, os transtornos, normalmente, estão intrínsecos e fazem parte do aluno, seja uma disfunção neurológica, química, fatores hereditários, imaturidade…
Partindo do princípio que, para muitos, dificuldades e transtornos têm o mesmo significado, podemos citar quais são as principais dificuldades de aprendizagem:
·        Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade: é um problema de desatenção com ou sem hiperatividade (quando a criança é agitada e não consegue parar quieta. Elas se machucam com mais frequência, não têm paciência, interrompem conversas…;
·        Discalculia: dificuldade de aprender tudo o que está relacionado a números como: operações matemáticas; dificuldade de entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências; classificar números…;
·        Dislalia: um distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronunciação, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas;
·        Disortografia: dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, é um transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia.
Ainda que muitos pensem que transtorno e dificuldade de aprendizagem seja o mesmo, é importante ter conhecimento sobre a diferença entre eles. Antes de procurar um professor particular para o seu filho, busque um diagnóstico clínico para saber quais os seus problemas de aprendizagem. Confundir transtorno com dificuldades pode acarretar sérios problemas na vida do sujeito e tratá-los da mesma maneira, provavelmente, não surtirá o efeito desejável.

O psicopedagogo é um profissional especializado para diagnosticar os problemas no processo de aprendizagem do estudante, caso você queira descobrir quais os problemas de aprendizagem de seu filho, entre em contato com a nossa equipe e marque um horário conosco.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Projeto Minha Cidade


TÍTULO DO PROJETO:
Projeto Minha Cidade

DURAÇÃO DO PROJETO:
5 dias de duração (que anteceda o aniversário da cidade).

OBJETIVO GERAL:
- Compreender o espaço em que vive, situando-se no tempo e no espaço;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade;
- Evidenciar alguns pontos turísticos;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Reconhecer a origem do nome da nossa cidade;

JUSTIFICATIVA:
Com a realização deste projeto pretendo fazer com que os alunos reconheçam e valorizem sua cidade, seus atrativos e sua verdadeira história, fazendo um resgate cultural.

ESTRATÉGIAS:
- Leitura silenciosa, compartilhada;
- Textos informativos;
- Atividades de interpretação textual;
- Situações-problema, envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Hino da cidade;

RECURSOS:
Lousa, giz, caderno, lápis, atividades xerocadas, revistas, jornais, sulfite, dentre outros.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será diária e contínua.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ATIVIDADE LOTERIA PEDAGOGICA

TEMA: RIO LARGO – 100 Anos de Emancipação Política

1 – Foi a primeira sede do município
∏ Satuba                                             ∏                 Santa Luzia do Norte           ∏
2 – Pisou pela primeira vez o solo do nosso município
∏ Jerônimo de Albuquerque                               Gustavo Paiva                                  
3 – O nome do município originou-se
Cachoeira                                       ∏               Fábrica de tecido                   
4 – Rio Largo recebeu a categoria de cidade com a
∏ Lei 696                                           ∏                        Lei 969                            ∏
5 – O município esta localizado
∏ A oeste de Alagoas                       ∏                    A leste de Alagoas              ∏
6 – O município está na micro região
∏ Do agreste                                     ∏                     Da zona da mata                ∏
7 – Os municípios que limita-se ao sul de Rio Largo são
∏ Satuba  e Pilar                               ∏                    Messias e Murici                 ∏
8 – Rio Largo limita-se ao leste com a capital de
∏ Recife                                           ∏                           Aracajú                          ∏
9 – A área que abrange o município é de
∏ 310,6 Km²                                     ∏                           130,6 Km²                     ∏
10 – A população do último censo 2007 de Rio Largo é
∏ 68.502 habitantes                         ∏                    65.432 habitantes                ∏
11 – A economia do município é baseada 
∏ Comércio                                      ∏                     Cana-de-açúcar                  ∏
12 – Rio Largo recebeu a categoria de cidade em
∏ 13 de julho de 1915                      ∏                13 de julho de 1515                 ∏
13 – Rio largo completa de emancipação política em 2015
∏ 99 anos                                        ∏                         100 anos                           ∏
ACERTOS_______________                     ERROS____________________
Confira seu desempenho
De 10 a 13 acertos = Parabéns, você é um ótimo conhecedor do nosso município.
De  5  a   9 acertos = Você é um bom conhecedor do nosso município.
De  0  a   4 acertos = É melhor você conhecer mais sobre o nosso município.


GABARITO – 1-2/2-1/3-meio/4-1/5-2/6-2/7-1/8-meio/9-1/10-2/11-2/12-1/13-meio

TRABALHANDO RIO LARGO: 100 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA NA ESCOLA

Da Educação Infantil ao 9.º Ano
De 02 de março a 31 de julho

OBJETIVO:

Ø Conhecer a origem do município de Rio Largo;
Ø Identificar as personalidades ilustres importantes da formação do nosso município;
Ø Reconhecer quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade;
Ø Caracterizar os aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de Rio Largo;
Ø Identificar os aspectos físicos e naturais do nosso município.

FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS:

Colocar em discussão algumas perguntas como:
ü Quando o seu município foi criado?
ü Ele era distrito de algum outro município? Qual?
ü Existem ruas, avenidas, praças ou monumentos que lembrem a história da formação do seu município?
ü Quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
ü Qual a origem do nome do município?
ü Quais os ilustres que fizeram a história do nosso município?
ü Quais os símbolos do município?
ü Quem foram os nossos prefeitos e qual a atual?
ü Como o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
ü Qual o tipo do nosso relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
ü Qual a população atual do nosso município?
ü Quais os aspectos econômicos do nosso município?
ü Como é a saúde e a educação de Rio Largo?
ü Quais os tipos dos meios de transportes da nossa cidade?
ü Quais as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
ü Quais as principais secretarias e quais os objetivos de cada uma delas?
ü Qual a importância do rio Mundaú para o nosso município?
ü Como era Rio Largo antes e agora?

PESQUISA
v Prefeitos que passaram pela administração de Rio Largo;
v Nomes de vereadores da atual administração;
v Principais secretarias e seus representantes;
v A educação em Rio Largo;
v A saúde da população de Rio Largo;
v A ação social e seus benefícios;
v Questões ambientais da cidade;
v O rio mundaú?
v Rio Largo = Antigo e Hoje

EXECUÇÃO
*    Leitura e questionamento do TEXTO: Rio Largo – 100 anos de emancipação política;
*    Atividade de compreensão – TEMA: Rio Largo – O que temos e o que queremos;
*    Atividade com desenhos – Os símbolos de Rio Largo;
*    Atividade com mapa: Brasil – Alagoas – Rio Largo;
*    Produção de texto: Rio Largo – Minha cidade;
*    Confecção de história em quadrinhos: Rio Largo – Onde eu moro, onde eu vivo.

INTERDISCIPLINARIDADE
     I.        PORTUGUÊS: Interpretação da letra do hino de rio Largo, ampliação do vocabulário, produção de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha, dramatização, com o tema RIO LARGO.
    II.        INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do Texto: Rio Largo – 100 anos de emancipação política.
   III.        MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do município.
 IV.        CIÊNCIAS: A importância do rio Mundaú, saneamento básico do município, índices de doenças no município. (Dengue etc.)
  V.        GEOGRAFIA: Confeccionar o mapa de RIO LARGO, Identificar as paisagens naturais do município e suas atividades econômicas.
 VI.        HISTÓRIA: Conhecer a história das personalidades ilustres que fizeram a história do município. 
VII.        ARTES: Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens de Rio Largo.
VIII.        EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Visitar as usinas de açúcar, o rio Mundaú e seus afluentes e os principais pontos naturais da cidade.

SOCIALIZAÇÃO


Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar.