A avaliação é feita sobre um
determinado período de tempo (um mês, duas semanas, um bimestre) ou após certa
matéria ter sido apresentada. Tal avaliação pode ser apresentada de várias
formas: provas subjetivas e objetivas, dissertações, redações, debates,
arguições orais, trabalhos e experiências (individuais ou em grupo). De
qualquer forma, o aluno deve atingir uma determinada média anual para ser
aprovado.
A atribuição de notas serve a três objetivos: classificar o quanto o aluno
atingiu dos objetivos propostos; informar ao estudante, aos pais e responsáveis
o rendimento escolar; promovê-lo ou não para a série seguinte.
Daí se desprende a grande vantagem da avaliação acumulativa: ela é
absolutamente cartesiana, calcada em números e questões certas ou erradas.
Dificilmente um professor pode ser acusado de injustiça ao se utilizar essa
avaliação.
Como desvantagem, essa forma de avaliação eleva os níveis de estresse e
ansiedade de seus alunos, e concentra o resultado de um ano inteiro de esforço
em quatro ou oito dias.
Existem maneiras de você minorar esse efeito em seus
discípulos:



Muito interessante .Clareou bem e tirou minhas duvidas sobre como avaliar sem estressar o aluno.
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