Se você está com problemas de disciplina em sala de aula, confira a seguir 4 dicas de como se posicionar da maneira certa:
1) Use sua voz normal e natural
Levantar a voz para
ter a atenção dos alunos não é a melhor estratégia. O ambiente e estresse causados não valem à pena e podem
provocar efeitos contrários. Os estudantes irão espelhar-se em seu tom de voz,
por isso evite o uso do volume e tom elevados. Se você quer que as crianças
falem e um volume normal e agradável é importante que você seja o principal
exemplo. Não se esqueça também de diferenciar seu tom de voz. Ao pedir que os
alunos guardem seus cadernos e façam grupos, seja afirmativo e firme, em um tom
imperativo. Quando perguntar ou pedir a participação dos alunos na sala de
aula, ou questionar a importância de determinado fato, use um tom convidativo e
informal.
2) Fale apenas quando houver silêncio
Apenas espere.
Aguarde que cada aluno reconheça sua presença, sem a necessidade de qualquer
apresentação ou manifestação. Lute contra a tentação de falar ou chamar a
atenção. Você irá perceber que a iniciativa de calar-se e pedir silêncio virá
dos próprios alunos e isso faz toda diferença na construção do respeito mútuo.
3) Use comunicação não-verbal
Manter sua mão
levantada e fazer contato visual com os
alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para
que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente.
Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe
o braço lentamente. Ligar e desligar a luz rapidamente são métodos antigos e
eficientes. Pode ser um sinal de rotina para uma prova, por exemplo, quando
faltam alguns minutos para a entrega. Com alunos mais novos, você pode bater
palmas três vezes e ensiná-las a bater responsivamente duas
vezes. É uma maneira divertida e ativa de chamar a atenção sem precisar
distanciá-los de você.
4) Pontue problemas de forma rápida e sábia
Ao perceber um
problema ou confusão pontual, resolva essa questão o mais rápido possível. Mal
estar e indisposições podem crescer rapidamente e tornarem-se confusões e
desentendimentos mais complicados de resolver. Para resolver esses problemas de
forma sábia, você e o(s) aluno(s) devem separar-se do resto da turma, na porta
ou lado de fora da sala. Pergunte de forma ingênua “Como posso te ajudar?”, mas
não faça isso de forma sínica e que provoque mais ressentimento. Não acuse o
estudante de nada. Mostre que você se importa, mesmo se esse não for o caso. O
aluno ficará desarmado porque espera uma atitude de confrontação e irritação.
Sempre tenha uma abordagem positiva. Diga,
“Parece que você está com dúvidas” ao invés de “Porque você estava conversando
e não fez a atividade?”. Quando os estudantes tiverem conflitos entre eles,
tenha sempre uma atitude neutra, não
importando o histórico do aluno. Converse com eles durante o intervalo ou na
saída e uso uma linguagem neutra. Você deve agir como mediador da situação, e
eles devem aprender sozinhos como resolver o problema de forma pacífica e
madura.
Gostei!!
ResponderExcluirBjs