Mostrando postagens com marcador SIMBOLOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SIMBOLOS. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SÍMBOLOS DE ALAGOAS


Bandeira do Estado de Alagoas
Foi criada pela Lei nº 2.628, de 23 de setembro de 1963. Esta lei, modificou o Decreto nº 53, de 25 de maio de 1894, restabelecido pelo Decreto nº 373, de 15 de novembro de 1946. Baseou-se em estudos apresentados pelo professor Théo Brandão.
 "A bandeira do Estado de Alagoas, constitui-se de um retângulo dividido verticalmente em três partes bem retangulares: a da direita, de cor vermelha, e a do centro, de cor branca, e a da esquerda da bandeira de cor azul. No retângulo do centro fica o brasão de armas do Estado sem o listel e o mote, vendo-se então, as extremidades das hastes de algodoeiro e do coimo de cana de açúcar, entrecruzados sob o escudo".
" Estas cores são as predominantes e constitutivas do brasão e têm a sua justificativa nos motivos invocados a propósito do mesmo. Demais, as cores azul e encarnada, combinadas por vezes com o branco são as tradicionais dos autos e folguedos populares característicos do Estado: Reisados, Guerreiros, Cavalhadas, Quilombos, Pastoris que, adotando tais cores constituem as parcialidades da preferência de todos os alagoanos, bem como dos mais antigos e tradicionais clubes de futebol, que adotaram tais cores como símbolos.
Reunidas na bandeira, ao lado do branco que une e neutraliza ao mesmo tempo, as duas cores representam assim, as da preferência e paixão do alagoano. O encarnado simboliza em heráldica a coragem, o sangue ilustre e magnanimidade; o azul, a justiça, a lealdade, à beleza e a fidelidade e o branco e esperança e a pureza. Tais sentimentos são os que se representam e se nos despertam na contemplação de nossa bandeira".



Hino do Estado de Alagoas
Letra: Luiz Mesquita
Música: Benedito Silva
Alagoas, Estrela radiosa,
Que refulge ao sorrir das manhãs,
Da República és filha donosa,
Maga Estrela entre estrelas irmãs.

Ide, algemas que o pulso prendias
D´esta Pátria, outros pulsos prender!
Nestes céus, nas azuis serranias,
Nós só livres, podemos viver...

A alma pulca de nossos avós,
Como benção de amor e de paz,
Hoje paira, a fulgir, sobre nós,
E maiores, mais forte nos faz.

E se a luta voltar, hão-de os bravos
Ter a imagem da Pátria por fé!
Que Alagoas não procrêa escravos:
Vence ou morre!... Mas sempre de pé!

Tu, liberdade formosa,
Gloriosa hosana entoas:
-Salve, ó terra vitoriosa,
-Glória à terra de Alagoas

Tu, liberdade formosa,
Ridentes hinos entoas:
-Salve, ó terra grandiosa
-De luz, de paz, Alagoas.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SÍMBOLOS DE RIO LARGO

BANDEIRA


BRASÃO



HINO


Hino do município de Rio Largo
Letra por Geraldo Geremias do Nascimento
Melodia por Geraldo Geremias do Nascimento


Rio Largo imponente se eleva
Com seu povo varonil
Teu progresso eleva sua terra
De Alagoas e do Brasil

(ESTROFES)

Tua origem de simples engenho
A lugarejo com anos passou
Hoje é cidade onde todos se empenham
A lutar pela paz e pelo amor

O Mundaú caudaloso margeia
Rio Largo com seus canaviais
Rega árvores onde os pássaros gorjeiam
Cantos de gratidão e de paz

Esta estrada de ferro que leva
Esse povo e sua produção
Açúcar, álcool, petróleo novo.
Que engrandece a nossa nação

Tuas usinas orgulham nossa gente
Clotilde e Central Leão
Rio Largo está sempre na frente
Na paz, saúde e educação.