SEJA BEM VINDO

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Como Fazer uma linha do tempo


Disciplina: História
Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Tópico abordado: Noções de tempo e espaço
Duração: 1 aula (60 minutos)
Objetivo: Coleta de dados para materializar o processo de construção da história de vida de cada aluno; compreensão de que a história individual está inserida num contexto mais amplo, da história da comunidade, da sociedade como um todo; exercício de habilidades de classificação, organização e seleção de fatos.
Material: Cadernos para anotações
Procedimento
Ao organizar as lembranças, os alunos certamente terão de expor detalhes de sua vida pessoal, ou seja, registrar fatos e histórias próprias do seu passado e das pessoas que lhes são próximas. Mas será que esses fatos se relacionam somente com a história de cada um? Antes de responder a essa questão, devem fazer uma pesquisa.

1ª parte
No conjunto de duas páginas abertas de seus cadernos, os alunos devem registrar um pouco de sua história. No alto, devem colocar um título.  
  1. Fazer uma relação de alguns acontecimentos que consideram importantes e que marcaram sua vida. Esforçar-se para lembrar, também, quando e em que lugar esses fatos aconteceram e quantos anos tinham na época.
  2. Conversar com pais, avós, parentes ou amigos. Perguntar e registrar algo sobre seu nascimento, incluindo a data, o local e a hora.
  3. Procurar saber e anotar quanto mediam e pesavam quando nasceram.
  4. Trazer alguma recordação da época de bebê. Podem ser fotos, roupas ou brinquedos. Caso não seja possível, trazer algum depoimento relacionado a eles naquele tempo.
  5. Comparar o objeto ou depoimento do item anterior com um outro de sua vida atual.
  6. Responder: Esse conjunto de fatos diz respeito somente a cada um?
2ª parte
Proponha aos alunos que montem a linha do tempo de sua vida. Siga as etapas:
  1. Fazer a linha do tempo da vida de cada um. (Combine com eles a forma de apresentação: poderão utilizar uma cartolina ou produzi-la no computador, como ficar melhor para eles.)
  2. Escolher, dentre os fatos registrados, um marco, ou seja, um acontecimento muito importante da vida deles. Assinalá-lo, na linha do tempo, pintando-o de vermelho.
Em seguida, anotar outros fatos significativos ocorridos antes e depois desse marco. Se quiserem, podem destacar numa cor os acontecimentos pessoais e, noutra, os eventos coletivos ou sociais. Podem, também, ilustrar a linha do tempo com colagens ou desenhos.
Comentários para o professor
  • Esta atividade visa introduzir os procedimentos da investigação e escrita da história a partir da própria história de vida do aluno. Utilizando e manuseando documentos, refletindo e sistematizando um conhecimento que deverão reconhecer como históricos, os alunos poderão começar a se perceber como produtores e sujeitos da história.
  • O conhecimento histórico não se restringe a marcos já consagrados, mas a todo conhecimento acerca do modo de vida do homem. Assim, as histórias individuais (como as dos alunos) podem não ser expressão da totalidade de uma época, mas serão experiências de sujeitos históricos.
  • Ao estudar sua própria história os alunos se sentem valorizados e têm a possibilidade de desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento histórico quando localizam fatos significativos e refletem sobre o tempo de sua própria vida. Além disso, deve-se enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico, uma vez que o homem (e o historiador) não registra tudo, mas produz "seleções", recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.
  • Ao montar suas próprias histórias buscando diferentes fontes (depoimentos de pessoas da família, certidão de nascimento, carteira de vacinação, certidão de batismo, fotografias e objetos pessoais), os alunos recuperam uma história que está preservada em documentos escritos e/ou visuais e/ou orais relacionados ao grupo social ao qual pertencem. A partir daí começam-se a estabelecer nexos entre a história individual e a coletiva.

15 comentários:

  1. Professor, sua proposta de trabalho é muito interessante e criativa. Parabéns! Um abraço, Mário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Muito bom mesmo professor Manoel Francisco , Um Abraço continue sempre assim professor , Fui !

      Excluir
  2. Assim no meu caderno de relações humanas diz assim:
    Faça uma linha do tempo relacionados os fatos de sua vida afetiva, e seu desenvolvimento fisíco.
    Continue a linha do tempo, e da a imagem de como será a sua vida daqui há 10,20,30 anos..

    Mais eu não sei como fazer, podem me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma linha do tempo com fotos de acontecimentos decisivos na sua vida ... Colar algumas fotos no qual mostra o acontecimento que tá marcado na sua vida ... E Coloca o ano e comente sobre ele , assim você irá conseguir fazer essa linha do tempo ... Abraço ... !

      Excluir
  3. eu tenho que fazer uma linha do tempo sobre a fabrica nestlé,mais estou sem ideias de como faser pra ficar mais criativo e legal...tem sugestões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabeliiy, obrigado por visitar o meu blog, olha primeiro você tem que difinir o seu objetivo em fazer a linha do tempo sobre a NESTLÈ,você vai fazer sobre a evolução desde o inicio até agora: A NESTLÉ NO MUNDO GLOBALIZADO em termo de filiais nos paises do mundo, o crescimento econômico, produção anual dos produtos, diversidades dos produtos, quantidades de funcionários etc. Primeiro define o que você quer, depois pesquisar e para finalizar você vai fazer passo a passo, isto é, ano por ano os fatos que marcaram na NESTLÉ. Garanto que vai ficar legal.Boa sorte.
      MANOEL 100% APRENDIZAGEM

      Excluir
  4. Adorei as dicas, ajudou bsatante no meu planejamento.
    Regiane

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela aula adorei me ajudou muito com o meu trabalho..
    vaaaaallllleeeeeuuuuu

    ResponderExcluir
  6. bacana, ajudou mto...

    ResponderExcluir
  7. ajudou muito brigada*

    ResponderExcluir
  8. gostei muinto parabens me ajudou muito para os estudos♣♣♣

    ResponderExcluir
  9. Esse blog me ajudou muito!
    Te agradeço professor Manoel, pelas dicas. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e saúde para que o senhor continue sempre nos ajudando.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo belissimo trabalho.
    Gostaria de ideias como montar linha do tempo sobre "Populismo e ditadura no Brasil", para o 9° ano. aguardo desde ja agradecida.

    ResponderExcluir