REGIÃO NORDESTE
ANO/CICLO/SÉRIE: 7.º ano/6.ª série
DURAÇÃO: 2 meses
ÁREAS DE CONHECIMENTO: História/Geografia/Português/Artes/Matemática/Ciências
JUSTIFICATIVA:
O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade de possibilitar ao aluno o conhecimento sobre Região Nordeste, identificando sua economia regional, as desigualdades sociais, dinâmica hidrológica de climas semi-áridos, impactos sociais e ambientais do uso dos recursos hídricos.
OBJETIVOS:
î (Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa do Nordeste, segundo a definição do IBGE);
î Conhecer as diferentes sub-regiões nordestinas com base em suas diferenças naturais e sociais;
î Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a capacidade de síntese;
î Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes fenômenos abordados;
î Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a caatinga e a Mata dos Cocais), hidrografia (principalmente os rios São Francisco, Paraíba e Jaguaribe e os afluentes intermitentes), solos, etc. A preocupação fundamental é elaborar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e como isso se reflete na paisagem natural, tão diferenciada;
î Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos econômicos, valorizando o ciclo da cana-de-açúcar e o uso da mão-de-obra escrava;
î Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as sub-regiões;
î Compreender a importância do Nordeste do ponto de vista da divisão territorial do trabalho;
î Compreender a existência das desigualdades sociais internas e da dificuldade de quebrar o ciclo vicioso;
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
à Orientar os alunos na realização dos trabalhos em grupos, e o compromisso de cada componente;
à Indicar fontes de pesquisas para adquirir diferentes informações;
à Trabalhar de forma contextualizada as informações que chegam à sala, obtida pelos alunos.
ETAPAS PREVISTAS:
Ü Conversa informal sobre o tema;
Ü Pesquisa sobre o tema estudado;
Ü Debate ou seminário;
Ü Exposição dos cartazes feitos pelos alunos;
Ü Confecção de maquete, paróida, poema.
CONTEÚDOS:
ø Região de contraste
ø As suas sub-regiões
ø Contrastes socioeconômicos
ø Recursos naturais
ø Distribuição da população
AVALIAÇÃO:
Avaliar o aluno durante o desenvolvimento do projeto mediante a utilização de alguns procedimentos, tais como:
ó Produção individual e coletiva;
ó Estudo de textos pesquisados;
ó Debate ou seminários apresentados;
ó Participação do grupo;
ó Analisar os cartazes, maquete, poema confeccionados;
ó Questionamentos individuais;
ó Empenho e participação dos alunos;
ó Criatividade dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário