Ao longo dos últimos anos, com o adensamento populacional das grandes cidades e o crescimento da produção industrial, o aumento da geração de resíduos e lixo vem se tornando um problema cada vez mais preocupante, principalmente no que se refere ao seu tratamento e destino.
O aumento do lixo traz diversos problemas para a sociedade, pois mais lixo significa gastos cada vez mais altos com o seu devido tratamento e destino. Além disso, há um grande desperdício de matéria-prima, uma vez que esses recursos não retornam à cadeia de produção.
Problema ainda mais sério nos grandes centros urbanos é o descarte do lixo de maneira inadequada, como, por exemplo, em ruas, praças, terrenos vazios, rios etc. Esses materiais podem contaminar o solo e a água (é o caso de pilhas e baterias), entupir as redes de drenagem urbana, proliferar doenças, causar enchentes, entre outros problemas.
O lixo pode ser classificado como seco ou úmido. O lixo seco é composto, em sua maior parte, por materiais potencialmente recicláveis, como plástico, vidro, lata, papel etc. O lixo úmido refere-se aos resíduos orgânicos, como sobras de alimentos, cascas de frutas, entre outras coisas. Essa classificação é a mais usual e a mais conhecida pela população, pois é utilizada pelos programas de coleta seletiva.
Uma das soluções possíveis para os problemas do lixo é apontado pelo princípio dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.
=Reduzir significa consumir menos produtos e preferir os que geram menos resíduos e têm maior durabilidade.
=Reutilizar é usar novamente. Por exemplo, potes de sorvete podem servir para guardar objetos e/ou alimentos.
=Reciclar é fabricar um produto novo a partir de um material usado, como se faz com o papel, o vidro, o plástico e o metal.
1) Sugestões de atividades para as escolas:
Realizar uma pesquisa, com apoio de professores e voluntários, que envolva os diversos segmentos e séries da escola na investigação de como a questão do lixo é tratada pela comunidade local. Ao final dos trabalhos, os alunos devem montar uma exposição para toda a comunidade, com as informações recolhidas e as conclusões.
* Sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos, cabendo a cada qual uma das seguintes tarefas:
1. Visitar o órgão responsável pela limpeza urbana para verificar, por exemplo, quanto lixo é produzido pela comunidade, se há coleta seletiva, quais os perigos do manejo inadequado dos resíduos etc.
2. Realizar um passeio pelo bairro, observando as áreas residenciais e comerciais e os lotes vazios para constatar se existe lixo nas ruas, se os bueiros e bocas-de-lobo estão limpos, se há coleta regular de lixo, se as pessoas estariam dispostas a realizar a separação do lixo antes de descartá-lo etc.
3. Fazer contato com uma empresa de reciclagem para saber quais os materiais são recicláveis, como se realiza o processo de reciclagem, quais as vantagens da reciclagem para o meio ambiente, como a escola poderia contribuir com a coleta de materiais recicláveis, entre outras questões.
4. Realizar (através de pesquisa na Internet, contato telefônico ou visita) um levantamento do tipo e da quantidade de resíduos gerados em um hospital, supermercado, escola e residência, examinando também se eles realizam separação dos resíduos e/ou fazem reciclagem.
Dica:
ResponderExcluirDeveria colocar exemplos de reciclagem e como reduzir e reaproveitar...
By: Nicoly Sampaio - http://blogicoly.blogspot.com