quinta-feira, 14 de março de 2013

ATIVIDADE - Notícias Comentadas




Cientistas calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta. Muitas espécies estão ameaçadas de extinção. A divulgação da nova lista de animais ameaçados de extinção, que cresceu de 219 espécies para 395, provocou vários questionamentos, como: quais são as causas do aumento do número de espécies ameaçadas? Por que algumas espécies desapareceram e, hoje, podem ser encontradas apenas em cativeiro? Inúmeras são as causas do aumento do número de espécies animais ameaçadas de extinção. A redução dos habitats é uma  das principais. Outros fatores que comprometem a sobrevivência de espécies são o tráfico de animais silvestres e a caça e a pesca predatórias.
O tráfico internacional de animais é planejado e mantido por milionários, que pagam altas quantias como suborno para conseguirem espécies raras. Quanto mais rara é a espécie, maior é o valor dela.
Já o tráfico interno é desenvolvido por pessoas que capturam animais silvestres e os vendem para caminhoneiros e motoristas de ônibus, que os levam até possíveis compradores. Quando a fiscalização encontra esses animais, muitos já estão mortos, dopados, maltratados e com fome, sede e frio. De dez animais capturados, somente um sobrevive aos maus-tratos.
Quando uma espécie é extinta, um sistema inteiro fica comprometido, porque há um ciclo de vida de que muitas espécies se beneficiam. Se, por exemplo, um pássaro é extinto, podem desaparecer espécies de plantas que necessitavam dele para o transporte de pólen ou de sementes. A ararinha-azul não pode mais ser vista livre, somente em cativeiro. Até quando veremos esse desrespeito com as espécies silvestres? Até quando a lista de animais ameaçados de extinção vai crescer?
Entre os 395 animais ameaçados de extinção, estão o pato-mergulhão, a jacutinga, o sabiá-castanho, o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, a jaguatirica e a ariranha. Felizmente, já saíram da lista espécies como o jacaré-de-papo-amarelo e o gavião-real. Isso pode ser um sinal de que podemos salvar muitas espécies da extinção. A prevenção e o controle de queimadas — e uma intensa fiscalização para evitar o contrabando de animais, aliados à educação ambiental, podem ser o primeiro passo para a recuperação das espécies.


Conversando sobre o texto

        I.            Explique questões como:

_ Extinção
_ Habitat
_ Cativeiro

     II.            Discuta as principais causas apontadas pela reportagem para o aumento no número de espécies ameaçadas de extinção. O debate pode também contemplar:

_ a ação de caçadores;
_ as consequências do desaparecimento de espécies.

   III.            Elaborar uma lista com os estudantes, a partir do texto, relacionando:

_ Animais em extinção;
_ Animais que só podem ser vistos em cativeiro;
_ Animais que já não correm risco de extinção.

    IV.            Dê um título para esta notícia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário