A Leitura e a Produção
de Textos devem ser Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa
O
aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve
disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo: Texto
Narrativo, Poema, Fábula, Parlendas, Adivinhações, Conto, História em
Quadrinhos, Texto Informativo, Receita Culinária, Bula de Remédios, Texto
Imagético ( Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros ), Charges, Crônica,
entre outros.
O
educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na
biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula ( com o cantinho de leitura
). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado : As estantes devem ser
baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo. As
mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de
livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de
leitura, isto é, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso.
O
aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler.
Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e
textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros,
dispostos dentro de uma caixa ( a caixa de leitura ). Esses textos devem ser
disponibilizados aos alunos.
O
educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um
leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os
elementos citados acima.
A
leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento
global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e
criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido,
para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário