O Prof. Dr. Matthew
Lipman, filósofo e educador norte-americano, criou o
Programa Filosofia para Crianças no final década de 60. Pioneiro em pensar a
contribuição da filosofia para a formação integral das crianças, sua intuição
foi aos poucos se constituindo em um novo paradigma de educação: uma prática
reflexiva e investigativa (inquiry) em comunidade.
Lipman se baseia
em J. Dewey e L.Vygotsky que enfatizam a necessidade de aprender a pensar e não
apenas memorizar conteúdos. Incorpora contribuições de diversos psicólogos e
filósofos na estruturação de um projeto de ensino da filosofia. Podemos
acrescentar nesta lista nomes como George H. Mead, C. S. Peirce, Jean Piaget,
Justus Buchler, Gilbert Ryle, Ludwig Wittgenstein, Martin Buber, Kant, dentre
outros. Algumas destas contribuições estaremos aprofundando em nossas
discussões seguintes.
Para Lipman
há algo em comum entre as crianças e os filósofos: a capacidade de se
maravilhar com o mundo. Os filósofos levam esta capacidade de maravilhamento às
últimas consequências, descobrindo e investigando os problemas da experiência
humana. Tais problemas giram em torno de conceitos centrais, comuns e
controversos em nossa experiência. Desta forma, os filósofos conseguem criar e
reconstruir conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os
problemas da vida.
As crianças ficam intrigadas com os
mesmos conceitos problemáticos, ou seja, colocam-se questões sobre a verdade,
as regras, a justiça, a realidade, a bondade, a amizade, etc. Necessitam,
portanto, de uma educação filosófica para tratar destas questões e,
simultaneamente, aprender os processos do raciocínio e do julgamento.
Filosofia para Crianças tem por objetivo introduzir de forma intencional e sistemática a investigação filosófica na formação das crianças desde os primeiros anos da educação formal e informal. Podemos dizer que a principal tarefa do professor é a de criar condições para que as crianças aprendam os conceitos de forma reflexiva e não mecânica, ainda que, algumas vezes, tenhamos de recorrer a exercícios para bem realizar este trabalho. Se a educação deve realizar a tarefa de aprender a usar a palavra para significar a experiência, então há uma dimensão filosófica em toda atividade docente.
Filosofia para Crianças tem por objetivo introduzir de forma intencional e sistemática a investigação filosófica na formação das crianças desde os primeiros anos da educação formal e informal. Podemos dizer que a principal tarefa do professor é a de criar condições para que as crianças aprendam os conceitos de forma reflexiva e não mecânica, ainda que, algumas vezes, tenhamos de recorrer a exercícios para bem realizar este trabalho. Se a educação deve realizar a tarefa de aprender a usar a palavra para significar a experiência, então há uma dimensão filosófica em toda atividade docente.
Fazer
filosofia com as crianças é criar esta prática de pensar, um ambiente onde o
questionamento da criança sobre conceitos comuns, centrais, controversos e
problemáticos da experiência infantil possam ser adequadamente investigados e
não simplesmente respondidos com “verdades absolutas” ditadas pela experiência
do adulto. O pressuposto deste paradigma educacional é o de que a educação deve
começar onde está a criança e não onde está o professor. Trata-se, antes de
mais nada de respeitar a dignidade da criança, um ser ativo, presente,
brincante, pensante, portador e produtor de saberes.
Trata-se de
garantir o direito à liberdade de pensar, de escolher, de agir e de se
expressar. De acordo com o que já dissemos fazer filosofia é uma necessidade
humana básica para poder lidar de maneira inteligente com os desafios e
conflitos da vida da criança e não menos na vida do professor ou de quem ouse
abandonar o comodismo dos conceitos prontos ou a rotina que leva a mesmice. Se
estas reflexões estiverem corretas, a força do amor implícita na palavra
filosofia deveria encorajar todos a se envolver numa luta pela democratização
do acesso à filosofia em todas as idades, em todos os momentos da educação que
se proponha formadora das pessoas, em todos os espaços da vida, independente de
concordar ou não com um caminho para esse objetivo que é Filosofia para
Crianças.
Meu amigo Manoel,
ResponderExcluircada dia seu blog está mais instrutivo por isso venho fazer um convite. Venha conhecer os educadores multiplicadores para trocar experiências e fazer novas amizades. No meu blog tem um banner, mas se preferir acesse: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
Vamos ficar felizes com a sua visita! E continue com esse sucesso todo!!! Abraços!
Gostei muito,adorei....estava precisando;pois vou fazer minha monografia sobre a filosofia na Educação Infantil é isso vai me ajudar bastante.Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMeu TCC foi nesse tema ,pois é muito bom falar do que nós gostamos.
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