domingo, 17 de fevereiro de 2013

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA HOJE

Ensino de leitura
            Depois da alfabetização inicial, é preciso continuar oferecendo condições para o desenvolvimento cada vez mais intenso e extenso das habilidades de leitura. O ensino da leitura, em muitos casos, confunde-se com despertar o gosto e hábito da leitura. Pedir aos alunos que leiam obras literárias é um bom procedimento de incentivo à leitura literária, mas não é suficiente para fazer do aluno um leitor de diferentes gêneros textuais. Para ensinar a ler é preciso ir além. Ensinar a ler e a fazer uso da leitura, como ela ocorre nas práticas sociais de leitura, exige seleção de objetivos e conteúdos, planejamento de atividades e avaliação. Outra visão que precisa ser ampliada é a de que ler se relaciona apenas com o lúdico, o prazer e a naturalidade. Ler não é uma atividade natural, pelo contrário, é uma atividade cognitiva complexa que se aprende. é importante que ela seja vista assim para que as escolhas didáticas feitas sejam eficientes na formação de um leitor.

Ensino da linguagem escrita
            Para que o aluno aprenda a produzir determinado gênero textual, é preciso que o professor planeje o ensino desse gênero. Só solicitar que o aluno escreva, sem lhe dizer a situação de produção, não leva à aprendizagem da linguagem escrita. Nas situações reais de produção textual, toda pessoa que quer produzir um texto eficaz precisa ter clareza da finalidade do que vai escrever; saber quem será seu leitor e em que âmbito o texto será publicado. Assim, é importante que as condições de produção estejam muito claras para o aluno a cada proposta de trabalho apresentada pelo professor. Para escrever seus textos, os alunos precisa saber: Qual a finalidade da escrita – Quem é o leitor do texto – Qual o gênero em que o texto se materializará.

Ensino dos gêneros textuais orais
            É preciso que a diversidade de gêneros textuais orais chegue à sala de aula para o aluno aprender a produzir ou aprender a escutar: declamação de poesia, entrevista, debate, teatro, filme, seminário, mesa-redonda, palestra, painel, leitura em voz alta, contação de histórias etc. Assim como na leitura e escrita, também no trabalho com a comunicação oral não se pode perder de vista o caráter comunicativo da linguagem.

Ensino da literatura
            A formação do leitor literárias etapas da escolarização e, deve ser um objetivo para todas as etapas da escolarização e, para isso, é preciso que seja incluída no currículo, desde os primeiros anos.

Avaliação
            Para avaliar, é preciso que o professor tenha clareza do que os alunos precisam aprender, de seus objetivos de aprendizagem e do que de fato aprenderam. A finalidade da avaliação é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e registrar esse acompanhamento para analisar as possibilidades de aprendizagem de cada um e do grupo. Com base no registro e na análise, o professor pode planejar e replanejar suas ações.

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