Ensino
de leitura
Depois
da alfabetização inicial, é preciso continuar oferecendo condições para o
desenvolvimento cada vez mais intenso e extenso das habilidades de leitura. O
ensino da leitura, em muitos casos, confunde-se com despertar o gosto e hábito da
leitura. Pedir aos alunos que leiam obras literárias é um bom
procedimento de incentivo à leitura literária, mas não é suficiente para fazer
do aluno um leitor de diferentes gêneros textuais. Para ensinar a ler é preciso
ir além. Ensinar a ler e a fazer uso da leitura, como ela ocorre nas práticas
sociais de leitura, exige seleção de objetivos e conteúdos, planejamento de
atividades e avaliação. Outra visão que precisa ser ampliada é a de que ler se
relaciona apenas com o lúdico, o prazer e a naturalidade. Ler não é uma
atividade natural, pelo contrário, é uma atividade cognitiva complexa que se
aprende. é importante que ela seja vista assim para que as escolhas didáticas
feitas sejam eficientes na formação de um leitor.
Ensino
da linguagem escrita
Para
que o aluno aprenda a produzir determinado gênero textual, é preciso que o
professor planeje o ensino desse gênero. Só solicitar que o aluno escreva, sem
lhe dizer a situação de produção, não leva à aprendizagem da linguagem escrita.
Nas situações reais de produção textual, toda pessoa que quer produzir um texto
eficaz precisa ter clareza da finalidade do que vai escrever; saber quem será
seu leitor e em que âmbito o texto será publicado. Assim, é importante que as
condições de produção estejam muito claras para o aluno a cada proposta de
trabalho apresentada pelo professor. Para escrever seus textos, os alunos
precisa saber: Qual a finalidade da escrita – Quem é o leitor do texto – Qual o
gênero em que o texto se materializará.
Ensino dos gêneros textuais
orais
É preciso que a diversidade de gêneros
textuais orais chegue à sala de aula para o aluno aprender a produzir ou
aprender a escutar: declamação de poesia, entrevista, debate, teatro, filme, seminário,
mesa-redonda, palestra, painel, leitura em voz alta, contação de histórias etc.
Assim como na leitura e escrita, também no trabalho com a comunicação oral não
se pode perder de vista o caráter comunicativo da linguagem.
Ensino da literatura
A formação do leitor literárias etapas
da escolarização e, deve ser um objetivo para todas as etapas da escolarização
e, para isso, é preciso que seja incluída no currículo, desde os primeiros
anos.
Avaliação
Para avaliar,
é preciso que o professor tenha clareza do que os alunos precisam aprender, de
seus objetivos de aprendizagem e do que de fato aprenderam. A finalidade da
avaliação é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e registrar esse
acompanhamento para analisar as possibilidades de aprendizagem de cada um e do
grupo. Com base no registro e na análise, o professor pode planejar e
replanejar suas ações.
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