quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quais são as Habilidades e Competências desenvolvidas em Filosofia para Crianças?


                     Nos estudos contemporâneos sobre Filosofia para Crianças no século XXI encontramos muitas possibilidades de trabalhar as habilidades e competências dos alunos em sala de aula. Sabemos que cada pessoa é única e, portanto, singular; por isso, notamos que as crianças precisam de atenção específica para atendê-las conforme suas necessidades.

                      Na prática filosófico-pedagógica trabalham-se as habilidades e competências  a  partir  das  especificidades de cada educando. Isto é, o profissional da educação procura agir metodologicamente, de acordo com o nível  de  entrosamento  possível  alcançado  entre os alunos nas atividades educacionais,  a  fim de  aprimorar  a  produção  intelectiva  do  discente e acrescentar novos dados cognitivos às delimitações categóricas na evolução do ensino-aprendizado.

Sendo  assim,  podemos  viabilizar  o  desenvolvimento  da  competência  e habilidade geral de: Fala, Leitura e Escrita, enfatizando o Ouvir como o mais difícil de ser alcançado com precisão.

Para desenvolver habilidades e competências em Filosofia para Crianças é importante proporcionar que o educando constitua sua capacidade de:

atenção,
observação,
análise,
criatividade,
curiosidade,
abstração,
crítica,
reconstrução racional,
pensar múltiplas possibilidades para a solução de problemas,
do desenvolvimento do pensamento sistêmico,
emitir pareceres,
compartilhar,
auto correção e reconhecimento da falibilidade,
compreensão e sensibilidade referente aos fenômenos,
flexibilização diante de incertezas,
suportar as inquietudes,
conviver com o imprevisível,
acolher a diversidade.

Estas capacidades integram a Atitude Investigativa na qual os alunos são inseridos em aulas de Filosofia para Crianças. Eles  aprendem  também  a clarificar  as  ideias,  participar  das  atividades  com espírito de equipe, respeitando as opiniões e voltando atrás quando necessário para que haja razoabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário