Nos estudos contemporâneos
sobre Filosofia para Crianças no século XXI encontramos muitas possibilidades
de trabalhar as habilidades e competências dos alunos em sala de aula. Sabemos
que cada pessoa é única e, portanto, singular; por isso, notamos que as
crianças precisam de atenção específica para atendê-las conforme suas
necessidades.
Na prática filosófico-pedagógica trabalham-se as habilidades e competências a partir das especificidades de cada educando. Isto é, o profissional da educação procura agir metodologicamente, de acordo com o nível de entrosamento possível alcançado entre os alunos nas atividades educacionais, a fim de aprimorar a produção intelectiva do discente e acrescentar novos dados cognitivos às delimitações categóricas na evolução do ensino-aprendizado.
Sendo assim, podemos viabilizar o desenvolvimento da competência e habilidade geral de: Fala, Leitura e Escrita, enfatizando o Ouvir como o mais difícil de ser alcançado com precisão.
Para desenvolver habilidades e competências em Filosofia para Crianças é importante proporcionar que o educando constitua sua capacidade de:
atenção,
observação,
análise,
criatividade,
curiosidade,
abstração,
crítica,
reconstrução racional,
pensar múltiplas possibilidades para a solução de problemas,
do desenvolvimento do pensamento sistêmico,
emitir pareceres,
compartilhar,
auto correção e reconhecimento da falibilidade,
compreensão e sensibilidade referente aos fenômenos,
flexibilização diante de incertezas,
suportar as inquietudes,
conviver com o imprevisível,
acolher a diversidade.
Estas capacidades integram a Atitude Investigativa na qual os alunos são inseridos em aulas de Filosofia para Crianças. Eles aprendem também a clarificar as ideias, participar das atividades com espírito de equipe, respeitando as opiniões e voltando atrás quando necessário para que haja razoabilidade.
Na prática filosófico-pedagógica trabalham-se as habilidades e competências a partir das especificidades de cada educando. Isto é, o profissional da educação procura agir metodologicamente, de acordo com o nível de entrosamento possível alcançado entre os alunos nas atividades educacionais, a fim de aprimorar a produção intelectiva do discente e acrescentar novos dados cognitivos às delimitações categóricas na evolução do ensino-aprendizado.
Sendo assim, podemos viabilizar o desenvolvimento da competência e habilidade geral de: Fala, Leitura e Escrita, enfatizando o Ouvir como o mais difícil de ser alcançado com precisão.
Para desenvolver habilidades e competências em Filosofia para Crianças é importante proporcionar que o educando constitua sua capacidade de:
atenção,
observação,
análise,
criatividade,
curiosidade,
abstração,
crítica,
reconstrução racional,
pensar múltiplas possibilidades para a solução de problemas,
do desenvolvimento do pensamento sistêmico,
emitir pareceres,
compartilhar,
auto correção e reconhecimento da falibilidade,
compreensão e sensibilidade referente aos fenômenos,
flexibilização diante de incertezas,
suportar as inquietudes,
conviver com o imprevisível,
acolher a diversidade.
Estas capacidades integram a Atitude Investigativa na qual os alunos são inseridos em aulas de Filosofia para Crianças. Eles aprendem também a clarificar as ideias, participar das atividades com espírito de equipe, respeitando as opiniões e voltando atrás quando necessário para que haja razoabilidade.
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