sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TRABALHANDO ALAGOAS: 196 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA NA ESCOLA



No dia 16 de setembro comemora-se a Emancipação Política de Alagoas. A data  foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira. 
A História de Alagoas começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés. Localizado entre os dois maiores centros açucareiros do Nordeste - Pernambuco e Bahia -, o estado desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços. Entre os séculos XVI e XVII, piratas estrangeiros atacam sua costa, atraídos pelo pau-Brasil.
Segundo conta a história, no início do século XVI a região foi invadida pelos franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Duarte ainda incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.No século XVII os holandeses ocuparam a área de onde só saíram em 1645. Data também do século XVII a formação do Quilombo dos Palmares, constituído por escravos fugitivos e destruído em 1690.
Para manter o domínio do território, os colonizadores entram em choque com os nativos e dizimam tribos indígenas hostis, como os caetés. Falar de resistência em Alagoas é falar da resistência de Zumbi. A partir do fim do século XVI, Alagoas e Pernambuco sediam o mais importante centro de resistência dos negros, o Quilombo dos Palmares, destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, após quase um século de existência.

Do 1.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental

INTERDISCIPLINARIDADE
        I.            PORTUGUÊS: Interpretação da letra do hino de Alagoas, ampliação do vocabulário, produção de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha, dramatização, com o tema ALAGOAS Estrela radiosa.

      II.            INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do hino de Alagoas.

    III.            MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do estado de Alagoas.

 IV.            CIÊNCIAS: Pesquisar a importância das lagoas Mundaú e Manguaba para a pesca do nosso estado, saneamento básico e índices de doenças mais populares no estado. (dengue etc.)

   V.            GEOGRAFIA: Confeccionar o mapa de Alagoas, Identificar os municípios alagoanos, paisagens naturais e as suas atividades econômicas.

 VI.            HISTÓRIA: Conhecer a história da formação do nosso estado e das personalidades ilustres que fizeram e faz parte da história de Alagoas.
 
VII.            ARTES: Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens regionais de Alagoas, visitar os museus que representa a cultura alagoana.

VIII.            EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Visitar as praias, as lagoas e as reservas naturais alagoanas. Questionar como anda a preservação destas paisagens que forma o nosso estado.

SOCIALIZAÇÃO

Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar.

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