No
dia 16 de setembro comemora-se a Emancipação Política de Alagoas. A data
foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do
seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da
República Brasileira.
A
História de Alagoas começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual
território do estado era povoado pelos índios caetés. Localizado entre os dois
maiores centros açucareiros do Nordeste - Pernambuco e Bahia -, o estado
desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na
criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços.
Entre os séculos XVI e XVII, piratas estrangeiros atacam sua costa, atraídos
pelo pau-Brasil.
Segundo
conta a história, no início do século XVI a região foi invadida pelos
franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de
Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Duarte ainda
incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.No século XVII os
holandeses ocuparam a área de onde só saíram em 1645. Data também do século
XVII a formação do Quilombo dos Palmares, constituído por escravos fugitivos e
destruído em 1690.
Para
manter o domínio do território, os colonizadores entram em choque com os
nativos e dizimam tribos indígenas hostis, como os caetés. Falar de resistência
em Alagoas é falar da resistência de Zumbi. A partir do fim do século XVI,
Alagoas e Pernambuco sediam o mais importante centro de resistência dos negros,
o Quilombo dos Palmares, destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, após quase
um século de existência.
Do 1.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental
INTERDISCIPLINARIDADE
I.
PORTUGUÊS:
Interpretação da letra do hino de Alagoas, ampliação do vocabulário, produção
de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha,
dramatização, com o tema ALAGOAS Estrela radiosa.
II.
INGLÊS:
Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do hino de Alagoas.
III.
MATEMÁTICA:
Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados
numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do estado de Alagoas.
IV.
CIÊNCIAS:
Pesquisar a importância das lagoas Mundaú e Manguaba para a pesca do nosso
estado, saneamento básico e índices de doenças mais populares no estado.
(dengue etc.)
V.
GEOGRAFIA:
Confeccionar o mapa de Alagoas, Identificar os municípios alagoanos, paisagens
naturais e as suas atividades econômicas.
VI.
HISTÓRIA:
Conhecer a história da formação do nosso estado e das personalidades ilustres
que fizeram e faz parte da história de Alagoas.
VII.
ARTES:
Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens regionais de Alagoas,
visitar os museus que representa a cultura alagoana.
VIII.
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: Visitar as praias, as lagoas e as reservas
naturais alagoanas. Questionar como anda a preservação destas paisagens que
forma o nosso estado.
SOCIALIZAÇÃO
Realizar apresentação e exposição de todos os
trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para
toda comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário