Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são
softwares educacionais via internet, destinados a apoiar as atividades de
educação a distância. Estes softwares oferecem um conjunto de tecnologias de
informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo,
espaço e ritmo de cada participante.
Os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser
utilizados em: atividades presenciais, possibilitando aumentar as interações
para além da sala de aula; em atividades semipresenciais, nos encontros
presenciais e nas atividades à distância; oferecendo suporte para a comunicação
e troca de informações e interação entre os participantes. Conforme Moraes
(2002, p.203) “Em qualquer situação de aprendizagem, a interação entre os
participantes é de extrema importância. É por meio das interações que se torna
possível a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e a
cooperação”.
O
uso do AVA oferece as seguintes vantagens:
Ø
A interação entre o computador e o aluno;
Ø A possibilidade de se dar atenção individual ao
aluno;
Ø A possibilidade do aluno controlar seu próprio
ritmo de aprendizagem, assim como a sequencia e o tempo;
Ø A apresentação dos materiais de estudo de modo
criativo, atrativo e integrado, estimulando e motivando a aprendizagem;
Ø A possibilidade de ser usada para avaliar o
aluno.
Os ambientes virtuais de aprendizagem agregam várias tecnologias
encontradas na Web para
provê a comunicação, disponibilização de materiais e administração do curso. O
conjunto de funcionalidades que cada ambiente possui é estabelecido pelos
requisitos definidos em cada ambiente. Conforme Gonzales (2005), as
funcionalidades dos ambientes virtuais de aprendizagem podem ser organizadas em
quatro grupos de ferramentas: de Coordenação,
de Comunicação, de Produção dos Alunos ou de Cooperação e de Administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário