quinta-feira, 31 de maio de 2012

INSETOS PERIGOSOS




     Venenosos, vetores de doenças ou terríveis pragas: conheça algumas das principais espécies que ameaçam o bem estar do ser humano Apesar do número de espécies de insetos catalogadas pelos cientistas ultrapassar um milhão, é possível selecionar alguns dos insetos mais perigosos para os seres humanos. São eles:

Aedes aegypti
O mosquito pode transmitir a dengue e a febre amarela.

Anopheles Darlingi
O mosquito é o principal transmissor da malária.

Triatoma infestans
A maioria dos portadores da doença de Chagas foi picada por um desses insetos, chamados popularmente de 'barbeiros'. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas insetos, entra no sangue das pessoas pelas feridas abertas pelos barbeiros.

Lonomia obliqua
Esta taturana tem o corpo coberto por pelos semelhantes a espinhos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte.

Vespa-mandarina
Das 500 espécies de vespa existentes no mundo, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase cinco centímetros e voa a 36 km/h.

Apis mellifera
As abelhas, apesar de serem inofensivas individualmente, podem causar a morte dos seres humanos se atacarem em bando. O excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda.

Bemisia tabaci
A mosca-branca se reproduz em muitas espécies vegetais diferentes, entre elas o tomate e o algodão. O inseto é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Schistocerca gregaria
Uma nuvem de gafanhotos pode ter até 50 milhões de indivíduos que podem consumir cerca de 80 toneladas de folhas em 24 horas.

Saúva
A saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário