sábado, 12 de maio de 2012

Trabalhando OS 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA na escola



Orientação para o professor

O ano de 2012 foi definido como
“Ano Luiz Gonzaga
100 anos de nascimento do Rei do Baião”

Este ano comemora-se o centenário de nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina. Luiz Gonzaga do Nascimento foi pioneiro ao propagar as raízes do sertão por todo o país. 

A Vida de Luiz Gonzaga foi mostrar a diversidade de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, bem como as crenças, os valores e, de forma mais ampla, o modo de viver do povo Nordestino. Por isso queremos que nossos alunos tomem conhecimento da importância da obra do MESTRE LUA, e lança a proposta de valorizar esse que foi um dos ícones da cultura popular Brasileira.

·         Para entrar no universo de Luiz Gonzaga, brinque com os primeiros versos de Baião (“Eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião...”) e coloque a canção paraos alunos ouvirem. Incentive-os também a dançar e, se possível, ensine alguns passos para eles.

·         Após a dinâmica inicial, explique para seus alunos quem foi Luiz Gonzaga e a importância dele para a cultura brasileira.

·         A seguir, pegue um mapa do Brasil e, explique como são divididas as regiões do país. Se estiver na aula de Geografi a, pode introduzir as diferenças de clima e vegetação entre Sudeste e Nordeste.

·         Comente a saída dele do sertão nordestino da cidade de Exú e fale como eram as estradas e os meios de transporte na primeira metade do século XX e explique o que é pau-de-arara (se possível, use uma imagem desse tipo de condução).

·         Comece a atividade conduzindo uma discussão para a realidade atual nordestina: o aumento do turismo na região, o forró que se ouve em todas as regiões do país, a questão da seca, da degradação do meio ambiente e da fome na região. Lembre aosalunos que Luiz Gonzaga faz parte de todo esse universo.

·         Prepare agora a atividade de leitura: divida a turma em quatro grupos para um seminário: nossa sugestão é que cada grupo desenvolva sua apresentação a partir do seguinte roteiro:

1. A luta da família Gonzaga para sobreviver no sertão; a infância difícil de Luiz Gonzaga; o despertar para a música; a primeira sanfona; a fuga em busca de uma
vida melhor.
      2. Guimarães Rosa escreveu: “O sertão está dentro da gente”. A partir dessa frase, comente como o artista sertanejo, de modo geral, não só o músico, leva o sertão para a sua arte. (Nesse tópico, pode-se falar dos cordelistas nordestinos, de Mestre Vitalino, dos repentistas e outros artistas.)
      3. A carreira de Gonzagão no Rio de Janeiro: o ambiente de rádio; os artistas contemporâneos; o baião como fenômeno nacional.
      4. As canções mais famosas de Luiz Gonzaga, pegue as letras das canções e faça uma audição na sala com as seguintes músicas: Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), A volta da asa branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), Vozes da seca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas).

·         A seguir, verifique com os alunos as seguintes questões:

Qual o tema comum em todas as canções? E quais as questões mais relevantes em cada uma delas?
Quais os instrumentos utilizados e quais os tipicamente nordestinos? Essa sonoridade ainda faz parte da moderna música popular brasileira? Cite exemplos.
Nota-se a influência de Luiz Gonzaga nas músicas de outros compositores? Cite
exemplos na letra e na música.
Peça que os alunos façam uma lista das expressões idiomáticas utilizadas nas canções ouvidas e comentem as diferenças com outras regiões do país.

Termine a atividade convidando seus alunos para conhecerem melhor a vida e a obra do compositor. Seguindo o roteiro abaixo:

Sertão;
Nascimento e morte de Luiz Gonzaga;
Como foi a sua infância;
Sanfoneiro;
Pau-de-arara;
Universo nordestino;
Parceiros;
Cantando as agruras e valentias do Nordeste;
Saída do sertão;
Primeiros sucessos;
Principais sucessos;
Apelido Lua;
Asa Branca;
Gonzaguinha;
De novo em Exu;
Homenagens.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE EXTRA

1. Festa de São João
Com a proximidade das festas juninas, elabore um roteiro de pesquisa sobre as festividades de São João no Nordeste:

Como começou a tradição no Nordeste.
Roupas, comidas e músicas típicas.
Características da festa.

Situe Luiz Gonzaga nessa atividade. Destaque algumas de suas músicas que abordam o tema e mostre à classe. Se possível, aproveite o material pesquisado para organizar uma festa de São João em sua escola.

3 comentários: