quinta-feira, 3 de julho de 2014

TRABALHANDO RIO LARGO: 99 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA NA ESCOLA



Da Educação Infantil ao 9.º Ano do Ensino Fundamental

OBJETIVO:

Ø Conhecer a origem do município de Rio Largo;
Ø Identificar as personalidades ilustres importantes da formação do nosso município;
Ø Reconhecer quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade;
Ø Caracterizar os aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de Rio Largo;
Ø Identificar os aspectos físicos e naturais do nosso município.

FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS:

Colocar em discussão algumas perguntas como:
ü Quando o seu município foi criado?
ü Ele era distrito de algum outro município? Qual?
ü Existem ruas, avenidas, praças ou monumentos que lembrem a história da formação do seu município?
ü Quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
ü Qual a origem do nome do município?
ü Quais os ilustres que fizeram a história do nosso município?
ü Quais os símbolos do município?
ü Quem foram os nossos prefeitos e qual a atual?
ü Como o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
ü Qual o tipo do nosso relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
ü Qual a população atual do nosso município?
ü Quais os aspectos econômicos do nosso município?
ü Como é a saúde e a educação de Rio Largo?
ü Quais os tipos dos meios de transportes da nossa cidade?
ü Quais as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
ü Quais as principais secretarias e quais os objetivos de cada uma delas?
ü Qual a importância do rio Mundaú para o nosso município?
ü Como era Rio Largo antes e agora?

PESQUISA
v Prefeitos que passaram pela administração de Rio Largo;
v Nomes de vereadores da atual administração;
v Principais secretarias e seus representantes;
v A educação em Rio Largo;
v A saúde da população de Rio Largo;
v A ação social e seus benefícios;
v Questões ambientais da cidade;
v O rio Mundaú?
v Rio Largo = Antigo e Hoje

EXECUÇÃO
*    Leitura e questionamento do TEXTO: Rio Largo – 99 anos de emancipação política;
*    Atividade de compreensão – TEMA: Rio Largo – O que temos e o que queremos;
*    Atividade com desenhos – Os símbolos de Rio Largo;
*    Atividade com mapa: Brasil – Alagoas – Rio Largo;
*    Produção de texto: Rio Largo – Minha cidade;
*    Confecção de história em quadrinhos: Rio Largo – Onde eu moro, onde eu vivo.

INTERDISCIPLINARIDADE
        I.            PORTUGUÊS: Interpretação da letra do hino de rio Largo, ampliação do vocabulário, produção de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha, dramatização, com o tema RIO LARGO.
      II.            INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do Texto: Rio Largo – 98 anos de emancipação política.
    III.            MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do município.
 IV.            CIÊNCIAS: A importância do rio Mundaú, saneamento básico do município, índices de doenças no município. (dengue etc.)
   V.            GEOGRAFIA: Confeccionar o mapa de RIO LARGO, Identificar as paisagens naturais do município e suas atividades econômicas.
 VI.            HISTÓRIA: Conhecer a história das personalidades ilustres que fizeram a história do município. 
VII.            ARTES: Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens de Rio Largo.
VIII.            EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Visitar as usinas de açúcar, o rio Mundaú e seus afluentes e os principais pontos naturais da cidade.

SOCIALIZAÇÃO

Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário