É um termo em educação
para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si
para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
O termo Sequência Didática surgiu no Brasil nos
documentos oficiais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
como "projetos" e "atividades sequenciadas". Atualmente, as
sequências didáticas estão vinculadas ao estudo do gênero
textual, porém quando surgiram eram abertas a diferentes objetos do
conhecimento.
A
organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui
um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos
nos quadros dos direitos de aprendizagem.
Nesse
sentido, o trabalho com sequência didática torna-se importante por contribuir
para que os conhecimentos em fase de construção sejam consolidados e outras
aquisições sejam possíveis progressivamente, pois a organização dessas
atividades prevê uma progressão modular, a partir do levantamento dos
conhecimentos que os alunos já possuem sobre um determinado assunto.
Ao
organizar a sequência didática, o professor poderá incluir atividades diversas
como leitura, pesquisa individual ou coletiva, aula dialogada, produções
textuais, aulas práticas, etc., pois a sequência de atividades visa trabalhar
um conteúdo específico, um tema ou um gênero textual da exploração inicial até
a formação de um conceito, uma ideia, uma elaboração prática, uma produção
escrita.
Ressalta-se
que as atividades de avaliação estarão presentes em diferentes atividades no
decorrer e no final da sequência didática. Ao propor atividades exploratórias é
possível avaliar o que a criança já sabe a respeito do assunto tratado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário