segunda-feira, 1 de julho de 2013

TRABALHANDO RIO LARGO: 98 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA NA ESCOLA

Da Educação Infantil ao 9.º Ano
De 01 a 12 de julho

OBJETIVO:

·        Conhecer a origem do município de Rio Largo;
·        Identificar as personalidades ilustres importantes da formação do nosso município;
·        Reconhecer quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade;
·        Caracterizar os aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de Rio Largo;
·        Identificar os aspectos físicos e naturais do nosso município.

FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS:

Colocar em discussão algumas perguntas como:
 
·        Quando o seu município foi criado?
·        Ele era distrito de algum outro município? Qual?
·        Existem ruas, avenidas, praças ou monumentos que lembrem a história da formação do seu município?
·        Quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
·        Qual a origem do nome do município?
·        Quais os ilustres que fizeram a história do nosso município?
·        Quais os símbolos do município?
·        Quem foram os nossos prefeitos e qual a atual?
·        Como o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
·        Qual o tipo do nosso relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
·        Qual a população atual do nosso município?
·        Quais os aspectos econômicos do nosso município?
·        Como é a saúde e a educação de Rio Largo?
·        Quais os tipos dos meios de transportes da nossa cidade?
·        Quais as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
·        Quais as principais secretarias e quais os objetivos de cada uma delas?
·        Qual a importância do rio Mundaú para o nosso município?
·        Como era Rio Largo antes e agora?

PESQUISA
 
·        Prefeitos que passaram pela administração de Rio Largo;
·        Nomes de vereadores da atual administração;
·        Principais secretarias e seus representantes;
·        A educação em Rio Largo;
·        A saúde da população de Rio Largo;
·        A ação social e seus benefícios;
·        Questões ambientais da cidade;
·        O rio mundaú?
·        Rio Largo = Antigo e Hoje

EXECUÇÃO
 
·        Leitura e questionamento do TEXTO: Rio Largo – 98 anos de emancipação política;
·        Atividade de compreensão – TEMA: Rio Largo – O que temos e o que queremos;
·        Atividade com desenhos – Os símbolos de Rio Largo;
·        Atividade com mapa: Brasil – Alagoas – Rio Largo;
·        Produção de texto: Rio Largo – Minha cidade;
·        Confecção de história em quadrinhos: Rio Largo – Onde eu moro, onde eu vivo.

INTERDISCIPLINARIDADE
 
· PORTUGUÊS: Interpretação da letra do hino de rio Largo, ampliação do vocabulário, produção de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha, dramatização, com o tema RIO LARGO.
· INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do Texto: Rio Largo – 98 anos de emancipação política.
 MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do município.
· CIÊNCIAS: A importância do rio Mundaú, saneamento básico do município, índices de doenças no município. (dengue etc.)
 GEOGRAFIA: Confeccionar o mapa de RIO LARGO, Identificar as paisagens naturais do município e suas atividades econômicas.
·  HISTÓRIA: Conhecer a história das personalidades ilustres que fizeram a história do município. 
·  ARTES: Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens de Rio Largo.
· EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Visitar as usinas de açúcar, o rio Mundaú e seus afluentes e os principais pontos naturais da cidade.

SOCIALIZAÇÃO

Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário