Dicas
para alunos com dificuldades na leitura e na escrita para auxiliar na
aprendizagem e especialmente as indicadas para a sala de aula.
=Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
=Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
=Preferir perguntas curtas e diretas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
=Leitura das perguntas dos testes pelos professores, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste como um todo;
=Os textos, fichas de trabalho e testes devem ter um espaçamento de 1,5, letra mínimo tamanho 12, do tipo mais simples possível;
=As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
=Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
=Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil.
=Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
=Atribuir tarefas que consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
=Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
=Permitir a gravação das aulas para posterior audição das mesmas pelo aluno em casa com a supervisão do encarregado de educação ou, em alternativa, fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário