quinta-feira, 14 de junho de 2012

O QUE É AVALIAÇÃO SOMATIVA OU ACUMULATIVA


         A avaliação é feita sobre um determinado período de tempo (um mês, duas semanas, um bimestre) ou após certa matéria ter sido apresentada. Tal avaliação pode ser apresentada de várias formas: provas subjetivas e objetivas, dissertações, redações, debates, arguições orais, trabalhos e experiências (individuais ou em grupo). De qualquer forma, o aluno deve atingir uma determinada média anual para ser aprovado.
      A atribuição de notas serve a três objetivos: classificar o quanto o aluno atingiu dos objetivos propostos; informar ao estudante, aos pais e responsáveis o rendimento escolar; promovê-lo ou não para a série seguinte.
     Daí se desprende a grande vantagem da avaliação acumulativa: ela é absolutamente cartesiana, calcada em números e questões certas ou erradas. Dificilmente um professor pode ser acusado de injustiça ao se utilizar essa avaliação.
    Como desvantagem, essa forma de avaliação eleva os níveis de estresse e ansiedade de seus alunos, e concentra o resultado de um ano inteiro de esforço em quatro ou oito dias. 

Existem maneiras de você minorar esse efeito em seus discípulos:

http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Distribua pontos para a participação em aula, estudo e pesquisa particular (lições de casa), dissertações (surpresas ou não), trabalho em grupo. Somente tome o cuidado de deixar bem claro as regras para a conquista desses pontos nos primeiros dias de aula, evitando reclamações futuras;

http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Permita certa flexibilidade no calendário. Pergunte aos alunos se eles não têm outra prova marcada para aquele dia, sugestões de outros dias para a avaliação;

http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Experimente testes alternativos. Em grupo ou com consulta, por exemplo. Isso irá acalmar os ânimos, e ensinar aos estudantes novas formas de trabalhar.

Um comentário:

  1. Muito interessante .Clareou bem e tirou minhas duvidas sobre como avaliar sem estressar o aluno.

    ResponderExcluir