quarta-feira, 13 de junho de 2012

O QUE É AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CONTÍNUA



         Ela é aplicada a cada dia, a cada momento em sala de aula. Após o desenvolvimento de uma ou mais atividades de aprendizagem, faz-se necessário verificar em que medida e por quantos alunos o objetivo desejado foi efetivamente alcançado.
          A avaliação contínua é considerada por muitos um avanço, pois ela está em conformidade com a Teoria das Múltiplas Inteligências do professor Howard Gardner. Afinal, se as pessoas aprendem de maneiras diferentes, é justo que elas sejam avaliadas de maneira diferente.
          Porém, alguns professores estão aplicando a avaliação contínua de forma errada. Ou seja, simplesmente estão aplicando mais testes a seus alunos. Dessa maneira, além de aumentar a ansiedade dos discentes, esses mestres também perdem tempo afinal, as aulas destinadas às avaliações ocupam espaço antes destinado a lecionar em si. Assim, chega o fim do ano, e se é obrigado a "correr com a matéria". Algo prejudicial tanto para estudantes como para docentes.
          Além disso, simplesmente aplicar mais testes altera pouco os resultado s dos alunos. Quem sempre tirou péssimas notas em química, continuará a tira-las a diferença é que com uma freqüência maior.
          A avaliação contínua pressupõe um monitoramento constante de todas as atitudes, perguntas, receios, posturas, participações, ausências, além dos testes dos alunos.
          Sim, eles continuam a existir, mas perdem sua condição de importância única e crucial.
          Esse tipo de avaliação deve ser feito a cada nova aula, a cada contato com o aluno. Um professor deve observar como cada aprendiz procede em face dos problemas e como ele encontra suas próprias soluções.
          A grande desvantagem da avaliação contínua é que ela só funciona em salas com poucos alunos. Afinal, o professor deve conhecer cada um deles. Não só o nome, mas também o jeito de ser, aprender e pensar. É preciso conhecer seus gostos e expectativas.
          Outra desvantagem da avaliação continuada é sua subjetividade. É difícil transformar em algo palpável a participação ou não em sala de aula. Os alunos precisam saber, com certeza, quais são seus pontos fortes e fracos.
          Uma das saídas para esse problema é avaliar por objetivos. Cada professor deve estabelecer suas metas para aquela classe naquela disciplina, e comunicá-las aos aprendizes. Alguns exemplos de metas:

http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif frequência comparecer a pelo menos x % das aulas;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Participação individual e coletiva participar ativamente das tarefas em classe, sozinho ou em grupo;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Deveres cumpridos estudar em casa ou na biblioteca;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Hábitos e atitudes como o aprendiz agem perante seus colegas e os professores;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Criatividade se tem facilidade para encontrar solução para os problemas ;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Liderança verifique, nos grupos, a facilidade de assumir as rédeas da situação e de aceitar ordens de colegas (ambas características são importantes);
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Ética se cumpre o prometido;
http://www.geomundo.com.br/images/001-layout-images/seta_adiante_inclinada.gif Resultado de provas orais e escritas.

          Os objetivos atingidos pelo aluno são convertidos em uma nota final segundo uma tabela de conversão desenvolvida pelo docente. Cada meta atingida apresenta, naquele momento, um peso específico para a construção do resultado final.
          Assim, a cada atividade, o professor pode alterar os pesos de cada objetivo na tabela, de acordo com as necessidades da turma. Esse fato deve ser comunicado com clareza aos alunos. Porém, todas as atividades dos alunos devem refletir na avaliação, mesmo com um peso pequeno. É sua função fornecer essa informação a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário