MODALIDADES ESPORTIVAS
É um desporto coletivo,
semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar
jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX,
embora existam desportos ancestrais ao pólo aquático praticados desde o início
do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao
futebol, foram os primeiros desportos colectivos oficiais das Olimpíadas dos
tempos modernos.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as
duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes, a bola não
pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no pólo aquático
as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em
quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai
dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta,
ou um dos árbitros assinala alguma coisa com o apito).
Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, Itália, Croácia, entre outras. No lado
feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos
O pólo aquático é um desporto coletivo praticado em piscina e disputado
por duas equipes. Este desporto foi criado no século XIX (por
volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que
indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. Recebeu o nome de pólo, já
que os primeiros jogadores actuavam montados em barris que pareciam cavalos e
acertavam a bola com uma marreta. A disciplina apareceu nos Jogos
olímpicos de Paris de 1900,
somente na vertente masculina, sendo realizada a inclusão das mulheres apenas
em 2000.
Regras
Básicas
§ O objetivo do jogo é marcar
gol. A equipe que marcar um número maior de gol vence a partida;
§ A bola deve ser conduzida,
tocada ou manejada por qualquer parte do corpo dos jogadores de linha exceto:
as duas mãos simultaneamente e/ou qualquer das mãos em que o punho esteja
fechado (socar a bola);
§ Guarda-redes podem socar a
bola, pegar com as duas mãos e colocar os pés no chão, desde que não estejam em
posse de bola;
§ Cada partida é dividida em quatro
tempos de oito minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há
prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por penaltis (cinco
cobranças para cada lado);
§ Faltas simples: São
assinaladas pelo apito do árbitro que aponta na direção da baliza que pertence
à equipe que cometeu a falta. A falta simples deve ser cobrada do mesmo canto
aonde a falta ocorreu ou atrás, nunca à frente. Nota: Em uma falta que ocorra
fora da área de cinco metros mas que a bola fique dentro, o jogador pode pegar
a bola dentro, levar para fora da área de 5m e então cobrar a falta diretamente
à baliza se quiser. Desde que o remate não demore.
Exemplos de faltas simples: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo
tempo, manter a bola sob a água, impulsionar-se no fundo da piscina, empurrar o
adversário;
§ Faltas Graves: São assinaladas
pelo apito do árbitro que aponta para o jogador que cometeu a falta e depois
para a área de reentrada correspondente à equipe faltosa, indicando que este
deve sair da área de jogo. As regras de cobrança da falta grave são iguais às
da falta simples. O jogador excluído deverá permanecer fora de jogo por 20
segundos. O jogador que cometer três faltas graves em um único jogo não terá o
direito de retornar à partida, podendo ser substituído após 20 segundos da sua
terceira exclusão.
Exemplos de faltas graves: nadar sobre as pernas de um jogador de outra
equipe, puxar as pernas de um adversário que está nadando, impedir com os
braços a natação de um adversário, jogar água no rosto do adversário, impedir
que um adversário cobre uma falta;
§ Faltas de Penalti: É
considerado penalti, de modo geral, quando uma falta grave é cometida para
impedir um golo provável. (nota: Provável é aquele que tem grande probabilidade
de acontecer, possível é aquele que tem chances não-nulas de acontecer. Golo
Provável significa um golo iminente e é interpretativo, cabendo ao árbitro
decidir quando esta regra será aplicada) A todo jogador que cometer um penalti,
será assinalada na súmula uma falta grave. Este não precisará cumprir 20
segundos fora de jogo, mas cometer três penaltis é como cometer três faltas
graves;
§ Faltas Gravíssimas: São faltas
de agressão severamente punidas. Um jogador que cometer falta gravíssima será
imediatamente suspenso da partida, não podendo retornar ao jogo em momento
algum. De acordo com orientações do árbitro, a falta pode ser com ou sem
direito a substituição imediata. Com direito de substituição imediata, o
técnico pode colocar outro jogador em campo no lugar do agressor. Sem direito a
substituição a equipe do jogador faltoso ficará 4 minutos com um jogador a
menos em campo e ainda concederá automaticamente um remate de penalti à equipe
adversária. Sendo a falta com ou sem direito a substituição, o jogador pode e
provavelmente vai, ter o seu caso levado ao órgão competente e ser julgado,
podendo receber penas maiores como ficar fora de partidas próximas, campeonatos
próximos e até o banimento de competições oficiais, dependendo da gravidade da
agressão. Note que cometer três faltas graves não equivale a uma falta
gravíssima.
Exemplos de faltas gravíssimas: agressão, desacato extremo aos árbitros,
antidesportivismo;
·
Cada
equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada, sendo esse tempo
cronometrado pelos responsáveis pela partida (árbitros de mesa) e exibido em
tela onde ambos os jogadores e os técnicos possam ver facilmente. Esse tempo é
reiniciado sempre que uma equipe recupera a posse da bola, sempre que um
arremesso à baliza é efetuado (em caso de a equipe que fez o remate recuperar a
bola, este terá mais 30 segundos para fazer outra jogada) e sempre que algum
jogador comete falta grave.
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