sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FASES DA VIDA DO SER HUMANO


A vida do ser humano apresenta duas pontas, que um dia, finalmente se ligam. O nascimento, que é o início, ou seja, a vinda do indivíduo ao mundo em que irá viver, e a morte que é o fim – quando se acaba está “visita” ao planeta e partimos para outro lugar desconhecido. Este período em que vivemos é dividido em fases, que apresentam características físicas e psicológicas diferenciadas, pois estamos em processo de formação no caráter humano.

Infância
Fase que apresenta duração dos primeiros dias até os onze anos. É nela que aprendemos as primeiras palavras, até saber falar totalmente, engatinhamos e depois começamos a andar sozinhos, porém, ainda dependemos dos outros. Também adquirimos aos nossos conhecimentos a parte educacional e as normas e os preceitos que a sociedade nos impõe.

Adolescência
Fase de transição entre a infância e a idade adulta, que dura em torno dos doze aos dezenove anos. Os aspectos físicos e mentais apresentam mudanças frequentes, tanto no sexo masculino, quanto no feminino. Também para a maioria das pessoas, inicia-se uma nova etapa nos estudos, o ensino superior, onde podem ocorrer relacionamentos, que originam os namoros.

Idade Adulta
Os aspectos da vida encontram-se estabilizados e cientes do compromisso que cada um tem com o mundo em que vive. Nesta fase, muitas pessoas já decidiram suas metas, alcançaram o casamento e desejam receber seus filhos. Apresentam caráter independente e procuram manter seu futuro organizado de acordo com o que almejam.

Velhice
Também conhecida como terceira idade, nela, o corpo e a mente começam a ter variações, ou seja, os fios capilares começam a ficar brancos, a pele apresenta rugas, os músculos começam a enfraquecer. Por outro lado, esta fase é entendida por abranger um grande cunho de experiências vividas, que muitas vezes servem de ensinamentos para outras pessoas.
Tudo aquilo que vivemos ao decorrer de nossas vidas, um dia servirá de aprendizado para outras pessoas que virão ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário