sábado, 13 de outubro de 2012

A CANA DE AÇÚCAR


A cana-de-açúcar é uma das fontes de rendimentos para a agricultura brasileira. O plantio da cana, que foi introduzido no Brasil no começo do século XVI, ganhou notoriedade dentre os produtores por conta dos inúmeros produtos em que age como matéria-prima, e foi a maior base da agricultura brasileira durante o periodo colonial. Hoje, o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar no mundo, e mostramos alguns produtos que podem ser feitos a partir da planta, além do açúcar, obviamente:

Típica da região nordeste do Brasil, a rapadura é como se fosse uma versão sólida do açúcar mascavo. O doce surgiu, inicialmente, como uma alternativa para transporte do açúcar entre os engenhos, por conta de sua textura parecida com um tijolo. Uma curiosidade foi a briga ocorrida quando uma empresa alemã registrou a rapadura como marca registrada, em 1989. Porém, entidades brasileiras resolveram o problema e conseguiram a patente do nome.

Surge como um subproduto, após o processo de destilação da cana. Tem forte propriedade como solvente e função de extrator para álcoois com níveis diferentes de pureza. É muito utilizado como fixador na indústria de perfumes e nas indústrias químicas atuantes na produção de vernizes, por exemplo.

Um importante adubo alternativo, já foi produzida através da filtração do iodo necessário para a produção de açúcar, mas, com o advento do filtro rotavivo, atualmente pode ser obtida também pelos resíduos da produção de álcool. Serve como excelente adjuvante no processo agrícola de adubação da própria cana-de-açúcar.
Vários outros produtos podem ser obtidos com a cana-de-açúcar. Dentre eles o importante melaço, necessário para a produção de etanol. Também há, por exemplo, a vinhaça, rica em proteínas e utilizada para alimentação de animais e adubação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário