quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENSINAR VALORES - Atribuição essencial da escola


Matemática ou português? História ou biologia? Inglês ou física? Geografia ou artes? Educação física ou química? Qual é a mais importante disciplina trabalhada em uma escola? E na sua escola, qual é a área de mais destaque: humanas, exatas ou biológicas? É certo que cada escola e seus professores trabalham com afinco para que os resultados obtidos em suas matérias específicas resultem em sucesso. Não há dúvidas quanto à importância de cada uma das áreas do conhecimento.

Mas quais são os valores que nos levam à felicidade? Existe uma série de conhecimentos que não faz parte dos currículos elaborados para nossas escolas. Não há um trabalho específico sobre esses saberes na educação infantil e ensino fundamental. A preocupação sobre essa temática no ensino médio até existe, mas não se configura num projeto perene, situação que se repete no ensino superior.

Por mais que teimemos em continuar fazendo "vista grossa", não há como negar que os valores estão presentes em todas as disciplinas e em praticamente todas as atividades que se desenvolvem numa escola. Mais do que isso, os valores também são trabalhados indiretamente quando estamos no ambiente educacional. No que se refere às matérias escolares, por exemplo, temos que destacar que a prática investigativa, a disciplina para o estudo, a curiosidade científica ou mesmo o hábito da leitura ou da escrita somente podem ser repassados para os estudantes a partir do exemplo dado pelo professor e da organização das aulas.

Estender as mãos preocupar-se com o próximo, zelar pelo planeta em que vivemos, agir dentro de princípios de solidariedade ou lutar pelos direitos humanos são ações derivadas do ensino de valores que também compete à escola. Aulas em que há apenas a preocupação de reproduzir os saberes de uma área do conhecimento como a geografia ou a química não estimulam o aluno a afeiçoar-se ou a desejar aprender e não levam à consciência de que essas atitudes e realizações devem se tornar valores.

Para que isso aconteça, professores, diretores, coordenadores e orientadores devem acreditar que esse trabalho não apenas permeia os conteúdos, mas que a questão dos valores estabelece as bases para que o aprendizado aconteça e, principalmente, para que a formação integral do aluno se concretize. Pois é de grande importância para ele, pois só assim se tornará um cidadão critico e consciente na sociedade em que vive.

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