quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO HOJE


Que mundo é este?

“Se pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes atualmente, seria algo assim:
• Nacionalidade:
58 asiáticos; 12 africanos; 21 europeus; 09 latinos.
• Gênero:
52 mulheres; 48 homens.
Preferência sexual:
89 heterossexuais;
11 homossexuais confessos.
• Cor:
30 brancos; 70 não seriam brancos.
• Religião:
30 cristãos; 70 não cristãos.
• Distribuição de rendas:
6 pessoas de países desenvolvidos  possuiriam 59% da riqueza da aldeia.

Dessas 100 pessoas:
• 70 não saberiam ler;
• 50 sofreriam de desnutrição;
• 80 viveriam em condições sub-humanas;
• 01 bebê estaria prestes a nascer;
• 01 pessoa estaria a ponto de morrer;
• Só 01 (sim, só uma) teria educação universitária;
•Nesta aldeia haveria só 1 (uma) pessoa que possuiria um computador.

Ao analisar nosso mundo desta perspectiva tão reduzida é quando se faz mais premente a necessidade de aceitação, 2 entendimento e educação.”
Interessante, não? O debate sobre a diversidade e a cultura vem ganhando espaços cada vez mais significativos no mundo contemporâneo.
A educação que se relaciona não apenas com a construção do conhecimento, mas também com os valores e as identidades do ser humano, vê as diferenças como essencial no processo de ensino-aprendizagem.
Trabalhar com as diversidades, sejam étnicas, sociais, raciais, religiosas ou culturais é um desafio que a escola hoje, precisa enfrentar. Um desafio nosso, como cidadãos e educadores.
Essa diversidade que compõe a vida na rua, no hospital, no supermercado, está também na escola. Precisamos estar, permanentemente, atentos para a diversidade cultural, étnica, de gênero e às diferentes opções sexuais.
Nesse aspecto, a sobrevivência da sociedade dependerá da alfabetização cultural, social e ecológica. Sendo a Terra nossa casa maior, é responsabilidade de cada indivíduo criar um mundo sustentável para as futuras gerações, não apenas respeitando os diferentes, mas, sobretudo, valorizando as diferenças.

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