segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VIDRO - história - preparação - uso


O vidro tem uma história de descobrimento antiga e interessante que, por sinal, parece ser por acaso. Conforme alguns historiadores, navegadores fenícios numa praia fizeram com blocos de nitrato de sódio um aparador para panelas. Acendendo o fogo e passado algum tempo, dos blocos juntos com a areia escorria algo brilhante e transparente que se tornava dura rapidamente. Esta seria a origem do vidro quatro mil anos antes de Cristo.

Cronologia inicial
Anos depois, por volta de 100 a.C. nova técnica apareceu com os romanos. A de sopro em moldes, na qual fabricavam janelas. Devido à sua grande comercialização, o Imperador Constantino resolveu cobrar imposto e outras taxas na fabricação do vidro. De 500 a 600 d.C. apareceu o vidro plano que perdurou até o século XIV. Consistia pelo sopro de uma esfera com sucessiva ampliação por rotação em forno. Mais ou menos em 1300, foi introduzido o vidro moldado a rolo, primeiramente em Veneza, técnica vindo do Oriente, aparecendo então o cristal.

Do que e como é feito?
Ele é feito de areia, a sílica, barrilha, calcário,  dolomita,  feldspato,  sulfato de sódio e caco de vidro.  O  vidro  soprado a rtesanal é fabricado dentro de um forno  onde estão os panelões.  A 1500 °C é imerso  um canudo  de  ferro  e retirado imediatamente. Dando-lhe voltas na extremidade, forma-se uma bola incandescente. Ela é colocada dentro  do  molde  assoprando  o  canudo  até preencher toda a forma. Na seção de corte, separa-se o canudo do molde. A peça pode ser usada quando resfriar.

Onde pode ser usado
O vidro  pode  ser  usado  em  utensílios  domésticos,  em  embalagens,  na construção civil e acabamento, na indústria, para a fabricação de  mantas  e fios, e em outros produtos como lâmpadas, tubos de TV, ampolas de garrafas térmicas, isoladores  elétricos, etc. Temos o vidro como o material que  mais contribui com o  meio  ambiente, já  que  é  o mais  reciclável  dentre  os de consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário