quinta-feira, 18 de outubro de 2012

VOCÊ SABIA como é feito o Teste de Paternidade


O teste de paternidade ou de maternidade é um exame feito para estabelecer se determinado indivíduo é pai biológico ou mãe biológica de certo indivíduo. Este teste é realizado através da análise das amostras de DNA dos indivíduos, os quais são decodificados e analisados para ver a semelhança.

O teste de DNA é atualmente o meio mais preciso para a determinação de paternidade, pois é através deles que podemos diferenciar um indivíduo do outro. Cada indivíduo possui um genoma humano, o qual apresenta regiões não codificantes únicos que são responsáveis por apresentar as diferenças de um indivíduo para o outro e, mas há também as regiões herdadas dos pais, sendo 50% do pai e 50% da mãe e nestas regiões é que o exame de DNA irá identificar a semelhança entre eles.

Como é feito?
Os testes são feitos através da análise de DNA de amostras de sangue dos dois indivíduos, porém, pode ser feita de outras amostras como da saliva e até mesmo de um fio de cabelo, em que irão ser comparados os genes dos DNA e o grau de semelhança que para certificar a paternidade do indivíduo o mesmo deve ser total, ou seja, todos os genes devem coincidir com 99,99% de semelhança.

Quais as vantagens do DNA?
Há outros métodos poucos utilizados para analisar a paternidade como, por exemplo, exame de tipagem dos grupos sanguíneos ABO e o exame de tipagem HLA que era usado no passado, entretanto, ambos possuem um baixo poder de exclusão e não conseguem afirmar de maneira absoluta qual indivíduo é o pai biológico, por isso, o DNA é considerado o exame mais exato e preciso atualmente.

Antes quando não tínhamos disponíveis os exames de paternidade por DNA, eram analisados fatores semelhantes como tipo sanguíneo do sistema ABO, cor dos olhos e formato das orelhas de todos os indivíduos envolvidos. Entretanto, não é um exame preciso como o teste de DNA feito em laboratórios de boa procedência.

O teste de paternidade só pode ser feito quando todos os lados envolvidos estão cientes e de acordo com o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário