Em
atendimento ao exposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica e no Plano Nacional de Educação, a Secretaria de Educação
Básica do Ministério da Educação apresenta à consulta pública o documento
preliminar à Base Nacional Comum Curricular – BNC. Este documento reúne
direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do
conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática
– e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação
básica.
O ponto de partida para a
definição dos objetivos de aprendizagem propostos pelo documento preliminar da
BNC são os Direitos de Aprendizagem apresentados no texto Base Nacional Comum
Curricular (BNC) – Princípios orientadores da definição de objetivos de
aprendizagem das áreas de conhecimento. Os doze Direitos de Aprendizagem
enunciados no referido texto constituem um conjunto de proposições que orientam
as escolhas feitas pelos componentes curriculares na definição de seus
objetivos de aprendizagem, consideradas as dimensões ética, estética e política
de efetivação daqueles direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
A BNC é constituída pelos
conhecimentos fundamentais aos quais todo/toda estudante brasileiro/a deve ter
acesso para que seus Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento sejam
assegurados. Esses conhecimentos devem constituir a base comum do currículo de
todas as escolas brasileiras embora não sejam, eles próprios, a totalidade do
currículo, mas parte dele. Deve-se acrescer à parte comum, a diversificada, a
ser construída em diálogo com a primeira e com a realidade de cada escola, em
atenção não apenas à cultura local, mas às escolhas de cada sistema educacional
sobre as experiências e conhecimentos que devem ser oferecidos aos estudantes e
às estudantes ao longo de seu processo de escolarização.
O documento preliminar à
Base Nacional Comum está organizado em quatro áreas de conhecimento:
Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Tal
organização visa superar a fragmentação na abordagem do conhecimento escolar
pela integração e contextualização desses conhecimentos, respeitando-se as
especificidades dos componentes curriculares que integram as diferentes áreas.
Os princípios que orientam a integração entre os componentes de uma mesma área,
os objetivos que propõe para a educação básica e a especificidade que assume em
cada etapa de escolarização encontram-se descritos nos textos de apresentação
de área e naqueles que a apresentam no ensino fundamental e no ensino médio. No
caso da educação infantil em todas as áreas pode-se encontrar um texto que
apresenta sua especificidade na BNC. A especificidade dos componentes
curriculares que integram as áreas de conhecimento encontra-se descrita nos
textos de apresentação dos componentes curriculares, que podem ser acessados a
partir das etapas de escolarização nas quais esses componentes aparecem.
Em todas as
áreas, os objetivos de aprendizagem para as diferentes etapas da educação
básica são propostos tendo como referência as características dos estudantes em
cada etapa da educação básica, suas experiências e contextos de atuação na vida
social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário