quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ONU (Organização das Nações Unidas)


Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.

Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros. 

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.


Os principais órgãos da ONU
Promover a harmonia entre os povos não é tarefa muito fácil. Para que a ONU possa desenvolver seu trabalho e alcançar seus objetivos, ela precisa estar bem estruturada. Basicamente, a Organização é composta por cinco órgãos. Conheça-os e saiba o que cada um deles faz:

                                I.            Assembleia Geral - é formada por todos os países participantes, reúne-se uma vez a cada ano e constitui a principal instância deliberativa, isto é, é o órgão onde são discutidas e tomadas as decisões.
                              II.            Conselho de Segurança - é responsável pela manutenção da paz e da segurança no mundo, reúne 15 países, sendo que Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes, com direito a veto de resoluções. Os outros dez são eleitos em sistema rotativo, ocupando o lugar por dois anos.
                            III.            Secretaria Geral - é encarregada de administrar os programas e as políticas dos órgãos da ONU. O ganense Kofi Annan (de Gana, país na África) é o atual secretário-geral.
                           IV.            Conselho Econômico e Social - é o coordenador dos trabalhos econômicos e sociais da ONU, com sessões anuais que chegam a durar um mês.
                             V.            Corte Internacional de Justiça - julga as disputas entre os países. Compõe-se de 15 juízes do mundo todo, escolhidos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança através do voto.

Além desses órgãos, a ONU mantém ainda as Agências Especializadas - 16 ao todo - que trabalham com diversos setores, saúde e finanças, por exemplo, promovendo ajuda de todo o tipo no mundo: à criança, aos refugiados... O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde fazem parte desse grupo de agências da entidade.


Você sabia?
- As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.
- Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.
- A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
- Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário