domingo, 28 de outubro de 2012

31 DE OUTUBRO – DIA DAS BRUXAS


Halloween é uma festa de origem celta, povo que viveu nas ilhas britânicas antes de Cristo. Era chamada originalmente de All Hallows Eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”, e comemorava o fim do verão.

Para o povo celta, nessa época, as almas dos que morreram durante o ano voltavam para tomar os corpos dos vivos. Os vivos que não queriam ser possuídos não deveriam acender fogueiras para o local ficar frio e, consequentemente, indesejado pelos mortos. Deviam também se fantasiar assustadoramente para espantar as almas.

A partir do descobrimento da América alguns imigrantes introduziram a festa de Halloween nos Estados Unidos. Hoje é uma festa típica dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro. Ao anoitecer, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: batendo de porta em porta, pedindo doces aos moradores, dizendo Trick or Treat, que significa “Doce ou Travessura”.

No Brasil a comemoração desta data é recente e chegou ao país através da grande influência da cultura americana. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa no Brasil, pois valorizam e comemoram a data com seus alunos, uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros, argumentando que o Brasil é um país que tem um rico folclore e que deveria valorizá-lo, defendem que a data não tem nada a ver com a nossa cultura e, portanto, não deveria ser comemorada. Por esta razão, foi instituído em 2005 o “Dia do Saci”, para ser comemorado também em 31 de outubro.

O “dia das bruxas” é uma festa alegre e divertida que conta também com a participação dos adultos, que enfeitam casas, lojas, escritórios e ruas com as cores preto, lilás e roxo, e temas que lembram assombrações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário