segunda-feira, 12 de março de 2012

TRABALHANDO COM TEXTO INFORMATIVO

O QUE É TEXTO INFORMATIVO

O texto informativo é aquele que tem como principal objetivo informar, de maneira clara e objetiva.


O REBAIXAMENTO DE PLUTÃO

            Plutão acaba de ser rebaixado e o número de planetas no Sistema Solar volta a ser oito. Aquele que há sete décadas ficou conhecido como o nono e mais distante planeta em órbita do Sol passa a ser simplesmente um “planeta –anão”.
            Esse é o fim da novela que mobilizou a comunidade astronômica mundial no mês de agosto de 2006, na 26.ª assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), em Praga – República Theca. A primeira proposta não passou: a idéia de que Plutão continuasse planeta e outros engrossassem a lista, como: Caronte, Ceres e Xena, não teve o voto da maioria dos participantes da reunião.
            A questão principal não foi a massa de Plutão, menor, mas a sua órbita. Para ser considerado planeta, Plutão precisaria ser o objeto dominante em sua órbita, mas essa se encontra com a de Netuno, que é mais de 20 vezes maior.
            A decisão estabelece três categorias principais de objetos no Sistema Solar: Planetas de Mercúrio a Netuno, planetas-anões – objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas nem satélites e corpos pequenos – qualquer objeto que orbite o Sol.
            De acordo com a nova definição, um corpo celeste tem de preencher três requisitos para que seja considerado planeta:
o   Tem que estar em órbita em torno de uma estrela;
o   Ter a forma aproximadamente esférica;
o   Ser o astro dominante da região de sua órbita.
            Os oito planetas giram no mesmo plano e com órbitas parecidas, o que não acontece com Plutão. Além dele outros dois corpos celestes se enquadram na classificação de planetas anões, o asteróides CERES e XENA, objeto com massa maior que a Plutão.



ENTENDENDO O TEXTO

1)   O QUE O TEXTO ME DIZ? (O fato importante do texto)
2)   O QUE EU DIGO AO TEXTO? (Por que aconteceu este fato)
3)   O QUE EU DIGO À TURMA? (O que entedeu do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário