sábado, 3 de março de 2012

ORIENTAÇÃO SEXUAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Na escola não existe uma disciplina que seja trabalhada isoladamente. Não seria diferente como com a sexualidade e afetividade. Ao trabalharmos com esses temas estaremos sugerindo atividades com as diversas disciplinas, possibilitando que o educador use a criatividade explorando o assunto com textos e atividades no nível de suas turmas.

SUGESTÕES DE CONTEÚDOS

ü Mudanças e transformações do corpo;
ü Adolescência;
ü Higiene;
ü Alimentação;
ü Aparelho reprodutor masculino e feminino;
ü Fisiologia feminina e masculina;
ü Família, amizade, amor, ficar, namorar, casamento, separação, divócio;
ü Inicio de vida sexual
ü Liberdade sexual;
ü Infidelidade;
ü Prostituição;
ü Opção sexual;
ü Aborto;
ü Parto;
ü DST e AIDS;
ü Métodos contraceptivos;
ü Drogas;
ü Violência contra o jovem e a mulher, etc..

SUGESTÕES DE ATIVIDADES POR DISCIPLINA:

Ø PORTUGUÊS – Conversas informais sobre os temas propostos, utilização de expressões orais, slogans, textos, história em quadrinos, debates, entrevistas, enquetes, músicas, paródias, poesias, panfletos, acrósticos etc.

Ø MATEMÁTICA – Pode ser explorada sob diversos enfoques quanto ao tema, por meio de: estatísticas, com construção de gráficos, tabelas que relatem a realidade.

Ø CIÊNCIAS – Desenvolver um trabalho junto com profissional de saúde promovendo palestras, pesquisas, entrevistas e coletas de dados.

Ø GEOGRAFIA – Construção de mapas, identificando país, estados, municipios e comunidades, analisando as questões relativas à sexualidade.

Ø HISTÓRIA – Construção de linha do tempo sobre a evolução da sexualidade ao longo dos tempos, construção de textos informativos, debates e pesquisas.

Ø ARTE -  Desenvolver através de pinturas, desenhos, dramatização, mural, recorte e colagem com temas relacionado a sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário