segunda-feira, 26 de março de 2012

31 DE MARÇO - DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO


No dia 31 de março, celebra-se o DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO. É um momento oportuno para pensarmos na nossa própria saúde e hábitos alimentares. Muitas doenças são fáceis de tratar se diagnosticadas rapidamente (como a maioria dos tipos de câncer de pele, infecções e viroses)  por isso é importante fazer exames de rotina periodicamente.

Afinal, é preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-s é consumir nutrientes e prover energia ao corpo, além de ser uma atividade social que reune família e amigos, proporcionando momentos agradáveis.


Alimentar-se de forma saudável é, no entanto, mais do que uma questão de saúde, é a busca de um melhor desempenho em todas as nossas atividades. Adotando uma alimentação saudável, melhoramos o nosso dia-a-dia.


Se você quer mesmo garantir saúde, tente cortar da dieta estes alimentos:
·        Leite e iogurte integrais e queijos amarelos;
·         Massas com ovos ou preparações com creme de leite, requeijão, gordura vegetal ou manteiga, croissant, pães recheados com cremes ou com coberturas de chocolate ou coco;
·         Carnes gordas, miúdos (fígado, moela, rim, língua), embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto);
·        Alimentos que contenham grande quantidade de gema, como quindins e fios de ovos;
·         Coco, hortaliças preparadas com creme de leite, manteiga, requeijão ou queijos gordurosos;
·         Gordura hidrogenada, manteiga, manteirina, bacon, banha e porco, gordura de coco, óleo;
·         Sorvetes cremosos, chocolate, tortas e bolos confeitados (com recheio e cobertura).

10 passos para obter uma boa saúde:
1) Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Assim não terá a sensação de fome e evitará exageros.
2) Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3) Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.Devemos limitar a porção uma vez que são alimentos ricos em calorias, com grande quantidade de gordura saturada, é importante fazer uma escolha adequada de óleo para cada tipo de preparação.
7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação..
8 ) Diminua a quantidade de sal  na comida e retire o saleiro da mesa.A alta quantidade de sal dará um melhor sabor, porém, poderá causar hipertensão.
9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
 10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Vale lembrar que bebidas alcoólicas também possuem calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário