segunda-feira, 1 de julho de 2013

TEXTO DE APOIO:


98 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

A primeira sede do Município de Rio Largo foi Santa Luzia do norte. Diz-se que Jerônimo de Albuquerque, irmão de D. Brites, foi quem primeiro pisou o solo do Município,  O nome Rio Largo se originou de um engenho de açúcar, existente no local onde o rio Mundaú apresenta mais largura. No começo, o engenho pertencia à descendente dos Calheiros de Melo. A Lei n.º 696, de 13 de julho de 1915, transferiu a sede para Rio Largo, que recebeu a categoria de Cidade.
O Município de Rio Largo acha-se situado na parte Leste do Estado de Alagoas, na Zona fisiográfica do Litoral. Limitando-se com os seguintes municípios:- ao Norte - Messias e Murici- ao Sul - Satuba e Pilar- ao Leste - Maceió- ao Oeste – Atalaia.
O Município de Rio Largo abrange uma área de 213 Km2, em que se situam um único distrito e o povoado de Tabuleiro do Pinto. A sede Municipal dista, em linha reta apenas 22 Km, da Capital do Estado, estando numa altitude de 45m. A população atual do Município de Rio Largo é de 68.512. (Censo 2010-www.ibge.gov.br).
O curso hidrográfico de destaque máximo é o rio Mundaú, que banha o Município no sentido Norte-Sul, numa extensão de, aproximadamente, 20 km2, desde os limites com o município de Murici até Satuba. O Mundaú nasce na Fazenda Araça, em Caetés – Pernambuco, próximo a Garanhuns. Os seus afluentes são constituídos, em sua maioria, por riachos, como Timbó, Pau-Amarelo, Cumbe, Utinguinha, Macacos e Carrapatinha, pela margem esquerda. Na margem direita distinguem-se: o Satuba com características de rio, o Barbosa e o Gongó. As suas margens são exploradas, em escala mínima, para o plantio de lavoura de subsistência, a qual não oferece maior destaque.
Em seu relevo encontramos a formação do planalto, cumpre destacar o Tabuleiro do Pinto, com altitude aproximada de 110m. O clima apresenta-se tropicalizado, úmido, herdando as influências litorâneas, sendo "quente-úmido" no verão e "frio-úmido" no inverno. O Solo predominante é dos tipos sílico-argiloso ou  arenoso. A vegetação nativa é a do "Capoeirão", ou seja o tipo vegetal que habita em área ocupada pela "Mata". Este "Capoeirão" se identifica por formações vegetais altas e grossas, que apresentam clarões descobertos.
Na agricultura encontramos em maior destaque a cana de açúcar e alguns tipos vegetais existentes no município, como - côco da baia, mandioca, frutas (banana, manga, laranja etc.). Na pecuária encontramos os bovinos, suínos, caprinos e aves diversas. Em termos de recursos minerais, o Município é considerado pobre, sendo constatados, apenas, afloramentos de granitos e ganisses, que possibilitam a exploração de algumas pedreiras, temos a pesca que somente se efetua, para consumo próprio, por parte das populações ribeirinhas.
As festividades de Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval com desfiles de blocos, as festas juninas com forró ao ar livre, a festa da emancipação política (13 de julho), a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festa natalinas, com a participação de folguedos populares como pastoril, reisado e chegança.
Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e na Avenida Santos Dumont (vista parcial da cidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário