Mais de 90% professores utilizam conteúdos da internet para dar aulas,
diz pesquisa.
A pesquisa apontou também que 88% dos
docentes fazem adaptações nos conteúdos.
Pesquisa
realizada pela Ong Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation sobre
recursos educacionais abertos — ou seja, dispostos gratuitamente na internet —
no Brasil — menciona que 96% dos professores de educação básica utilizam
esses conteúdos para elaborar aulas e ajudar nos estudos.
Os dados
têm base em um estudo da TIC Educação, realizado em 2013 pelo Comitê Gestor da
Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa apontou também que 88% dos docentes
fazem adaptações nos conteúdos abertos disponíveis. Porém, apenas 21% dos
entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web.
Os
resultados do estudo “Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os
recursos e sua apropriação em sala de aula” realizado pela Ação Educativa e
pela Wikimedia Foundation complementam essas informações, e foram apresentados
na última terça-feira (30 de setembro), em São Paulo.
Para esse
estudo, foram realizados levantamentos entre março e agosto de 2014. O objetivo
foi identificar os principais atores do campo dos REA (Recursos Educacionais
Abertos) no Brasil.
Também
foram computadas quais são as oportunidades e obstáculos para o uso e a apropriação
dos REA em língua portuguesa pelas comunidades Wikimedia e educacional do
País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário