segunda-feira, 24 de novembro de 2014

7 dicas para garantir um bom desempenho em provas finais

1. Comece a estudar cedo

Não deixe seus estudos para a última hora. Organize-se para que seja possível começar a estudar pelo menos uma semana antes de suas avaliações. Além disso, em suas próximas aulas, passe a se esforçar para revisar no mesmo dia o conteúdo apresentado em sala.

2. Crie um plano de estudos

Verifique quais matérias você precisa estudar e quais devem ser analisadas com mais atenção. Encontre um horário no qual você possa dedicar-se exclusivamente aos estudos e avise seus colegas e familiares que precisa desse tempo reservado para que você não perca o foco com outras atividades.

3. Baseie seus estudos em suas anotações

A maioria dos professores elabora as provas a partir do conteúdo que apresentaram em aula, formulando questões com informações que eles mesmos disseram aos alunos. Por isso, ao estudar, dê mais atenção às anotações que você registrou em sala para garantir que seu conhecimento estará focado no assunto da avaliação de maneira precisa.

4. Dormir bem

Não pense que virar noites acordado estudando ajudará você a ter um melhor desempenho nas provas. Pelo contrário; perder tempo de sono interferirá de maneira negativa no seu raciocínio, fazendo com que você esteja desatento e acabe se prejudicando na avaliação. Por isso, certifique-se de dormir por uma quantidade de horas adequada durante o período dos exames finais.

5. Encontre um bom lugar para estudar

O local onde você estuda é essencial para garantir que você relembre o conteúdo de maneira eficiente. Por isso, escolha um lugar silencioso, confortável e com boa iluminação e procure fazer desse ambiente seu espaço de estudos oficial.

6. Evite distrações

Durante o horário que você reservar para os estudos, não deixe que distrações interfiram. Esqueça que as redes sociais existem por um tempo e espere para sair com seus amigos depois que a semana de provas terminar. Se você se dedicar totalmente a ter um bom desempenho nas avaliações, os resultados compensarão o esforço.

7. Seja estratégico

Para que você aproveite seus estudos de maneira mais eficiente, utilize estratégias para dividir seus horários de acordo com a atenção que deve ser dedicada às matérias nas quais você encontra mais dificuldades. Dessa maneira, você não perde tempo estudando para avaliações que não exigem tanto esforço de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário