sábado, 29 de novembro de 2014

Líderes que inspiram a paz

Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não violência, na sua luta pela independência da Índia. Certa vez o líder indiano comentou o seguinte: "Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!". Quando, em certos momentos, a violência começou a se manifestar entre os indianos, Gandhi praticou o jejum, por duas vezes, colocando em risco a sua própria vida, com o objetivo de sensibilizar seus seguidores a não fazer uso da violência.
No outro lado do mundo, Martin Luther King, no seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", em 1963, exortou os seus ouvintes com toda a convicção a lutarem pela liberdade e dignidade dos negros nos EUA, que na época sofriam segregação racial, violência policial e perseguições diversas. Porém, acrescentou no seu discurso "Não devemos deixar que nosso criativo protesto degenere em violência física. Sempre e cada vez mais devemos nos erguer às alturas majestosas de enfrentar a força física com a força da alma".
Homens como Gandhi e Martin Luther King provaram ao mundo que é possível promover grandes mudanças sem lançar mão da violência como forma de resolver conflitos. A Índia conheceu sua independência depois de décadas de diálogos e protestos pacíficos, liderados por Gandhi e seus discípulos. As leis racistas americanas foram abolidas graças ao empenho e à persistência de Martin Luther King e seus seguidores.
Os grandes líderes da humanidade nos ensinam que a não violência não se confunde com passividade ou harmonia idealizada. A não violência é um caminho que exige um exercício contínuo e incansável de diálogo, uma luta determinada e persistente contra as injustiças, uma prática constante de ações criativas em prol da humanidade.

Como vivemos numa época em que carecemos de bons modelos éticos para guiar nossas ações, busquemos nas belas páginas das vidas dos grandes líderes do passado a inspiração necessária para fazer a nossa parte na construção de uma cultura da paz no presente. E se houver lutas nesta construção, que elas aconteçam com a força da alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário