Todo
educador sabe o quanto é importante à participação dos pais dos alunos no
desempenho escolar. A criança cuja família participa deforma mais direta no
cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais
estão ausentes do seu processo educacional.
Atualmente as famílias apresentam fatores comuns que reflete no desenvolvimento
escolar de alguns alunos: Falta o amor; e em outras o diálogo não existe. A
preparação para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são
responsabilidades da família. Sisto (2000) cita que “vivemos numa
sociedade em que a unidade familiar se encontra desgastada e um dos motivos
pode ser a falta de tempo para o convívio familiar (a luta pela sobrevivência
é um fator real em grande parte das famílias no Brasil.
Grande parte dos alunos de escolas públicas vem de lares
desestruturados, são filhos de pais separados, por isso
apresentam comportamento agressivo, a falta de interesse dos pais em
conhecer e acompanhar a vida escolar de seus filhos. Infelizmente essa situação
contribui para mais violência na sociedade, mãos de obra mais Barata e despreparada,
que dificilmente terá um futuro de conforto e uma imagem respeitada perante a
sociedade que estão inseridos.
A
Ausência dos Familiares no Processo de Construção dos Saberes: Saber Ser e
Saber Agir de Seus Filhos Na Educação Profissional
A
construção de valores nos indivíduos é realizada por meio de um processo lento
e gradativo. As famílias transferiram para as escolas técnicas a responsabilidade
da formação dos valores ser e agir que são essenciais para a interação com o
meio em que vivem e o mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário