Brincar
é uma coisa natural nas crianças. Por que não aproveitar essa atração
espontânea por brincadeiras e usar em sala de aula, ou em casa, introduzindo
elementos didáticos nas atividades?
Quem
leciona sabe o valor que tem as brincadeiras no universo infantil. Então, por
que não usar esse recurso a seu favor durante as aulas?
Os
benefícios são muitos, dentre os quais, serve para transmitir conteúdos,
conhecer a personalidade das crianças, saber quais suas dúvidas e qual seu
nível de conhecimento.
O
comum é que os professores não deixem a brincadeira ocorrer espontaneamente,
eles tentam controlar tudo, o que inibe o desenvolvimento de diversos e
importantes aspectos para a personalidade infantil. Brincando, a criança
aprende a lidar com o mundo e forma as bases de sua futura identidade.
Ali,
ela recria situações do cotidiano, experimenta sentimentos básicos, como medo,
ansiedade, carinho, etc.
INCENTIVE A BRINCADEIRA
Motive o grupo durante a brincadeira.
Lembre-se de que seu papel é ajudar a
turma a se divertir, e não atrapalhar com atitudes restritivas.
Se impuser regras demais, ficarão
intimidados. No entanto, se não orientar a turma, a atividade não vai ter a
produtividade nem o retorno desejado. Veja como agir:
·
Organize a sala de aula, ou outro
espaço disponível, para deixar ideal para as brincadeiras fluírem. Uma mudança
simples na disposição das carteiras pode ter um efeito espetacular. Isso
tornará o ambiente mais aconchegante, onde as crianças se sentirão à vontade
para criar o que a imaginação manda.
·
Estude a possibilidade de que a
escola compre brinquedos. Se puder dispor desses acessórios, organize-os num
canto da sala, de uma forma lógica. Peças de casinha não devem estar misturadas
com os brinquedos de montar, por exemplo. A organização temática ajuda a criança
a reproduzir melhor a realidade. Mas não proíba as crianças de misturarem os
brinquedos. Elas devem ter essa liberdade.
·
Institua a hora da brincadeira. Basta
arrumar as cadeiras, distribuir brinquedos ou outros materiais, propor algum
tema, como, por exemplo, brincar de pintor, e deixar que a turma brinque.
·
Use conteúdos didáticos como tema.
·
Historinhas tradicionais ou contos de
fada são excelentes geradores de brincadeiras. Use as histórias preferidas pelo
grupo. Colabore com os alunos na seleção dos papéis que cada um vai
representar, a partir do conhecimento que já possui de suas personalidades.
Ajude-os também a se vestir como os personagens.
·
As crianças se expõem muito enquanto
brincam. Respeite-as, procure não ser repreensivo.
·
Seu papel é combinar regras e impedir
que briguem. Mas, se a brincadeira começou como supermercado e acabou como uma
aventura na selva, tudo bem.
·
Invente formas de incentivar a
participação dos pais na compra ou confecção de brinquedos para a escola.
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