VAMOS
ENSINAR
No jogo didático, o professor escolhe
o assunto com o qual deseja trabalhar antes da atividade. Para usar a
brincadeira o caminho é diferente.
Primeiro precisa incentivar as
crianças a brincar. Deve ainda ajudar a turma a criar as regras básicas do jogo
e por fim deixá-las livres.
Depois que a brincadeira acaba,
começa o trabalho do pedagogo. Embora não seja possível associar conteúdo
didático com a brincadeira, você pode criar inúmeras atividades pedagógicas a
partir de um jogo infantil espontâneo.
Os exercícios serão montados a partir
do rumo que cada jogo tomou e com os temas em pauta na classe.
Eis algumas atividades que podem
servir como base:
Produção de Textos:
Peça para que as crianças escrevam
sobre o que brincaram. O interesse por esse trabalho é garantido. Sugira que
façam desenhos da brincadeira para desenvolver a capacidade de expressão.
Geometria:
Um bom exercício é pedir aos alunos
que desenhem os espaços em que brincaram, indicando as diferenças de tamanho e
formato entre essas áreas. Para ajudar faça marcações no chão delimitando os
espaços.
Matemática:
Pergunte quantas crianças usaram
brinquedos iguais, quantas usaram de uma cor, etc. Trabalha-se com isso as
noções de conjunto. Criar outras atividades matemáticas semelhantes não é tão
complicado.
Geografia:
Montar um cenário ou maquete que
reproduza a brincadeira é um ótimo trabalho de representação espacial.
Memória:
Peça que elas lembrem das várias
etapas do jogo.
Desenvolvimento pessoal:
Proponha aos alunos que descrevam os
personagens representados ou aquilo que sentiram ao brincar. Na atividade eles
vão lidar com a autoimagem.
Conclusão:
Enfim, pratique, e pratique. Assim,
cada vez mais você aprenderá com eles, qual a melhor forma de ensiná-los. E se
cumprirá o verdadeiro axioma de todo educador: "Aprender a Ensinar,
implica em primeiro aprender com o aprendiz!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário