terça-feira, 19 de maio de 2015

Quem disse que não é melhor aprender brincando? Parte II!

VAMOS ENSINAR
No jogo didático, o professor escolhe o assunto com o qual deseja trabalhar antes da atividade. Para usar a brincadeira o caminho é diferente.

Primeiro precisa incentivar as crianças a brincar. Deve ainda ajudar a turma a criar as regras básicas do jogo e por fim deixá-las livres.

Depois que a brincadeira acaba, começa o trabalho do pedagogo. Embora não seja possível associar conteúdo didático com a brincadeira, você pode criar inúmeras atividades pedagógicas a partir de um jogo infantil espontâneo.

Os exercícios serão montados a partir do rumo que cada jogo tomou e com os temas em pauta na classe.

Eis algumas atividades que podem servir como base:

Produção de Textos:
Peça para que as crianças escrevam sobre o que brincaram. O interesse por esse trabalho é garantido. Sugira que façam desenhos da brincadeira para desenvolver a capacidade de expressão.

Geometria:
Um bom exercício é pedir aos alunos que desenhem os espaços em que brincaram, indicando as diferenças de tamanho e formato entre essas áreas. Para ajudar faça marcações no chão delimitando os espaços.

Matemática:
Pergunte quantas crianças usaram brinquedos iguais, quantas usaram de uma cor, etc. Trabalha-se com isso as noções de conjunto. Criar outras atividades matemáticas semelhantes não é tão complicado.

Geografia:
Montar um cenário ou maquete que reproduza a brincadeira é um ótimo trabalho de representação espacial.

Memória:
Peça que elas lembrem das várias etapas do jogo.

Desenvolvimento pessoal:
Proponha aos alunos que descrevam os personagens representados ou aquilo que sentiram ao brincar. Na atividade eles vão lidar com a autoimagem.

Conclusão:

Enfim, pratique, e pratique. Assim, cada vez mais você aprenderá com eles, qual a melhor forma de ensiná-los. E se cumprirá o verdadeiro axioma de todo educador: "Aprender a Ensinar, implica em primeiro aprender com o aprendiz!"

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