Uma
questão importante e, no entanto, pouco abordada comparativamente à sua
importância, diz respeito à relação entre os gestores das unidades educacionais
e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente
escolar.
Embora
seja um fato bem estabelecido que as escolas só tenham a ganhar com o uso das
TICs, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial,
ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse
uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola.
O
uso das novas tecnologias que, em um primeiro momento, se parece com um
complicador a mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se
mostrando uma solução simplificadora na medida em que pequenas ações vão se
somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor
qualidade e uma gestão menos complexa.
Muitos
gestores têm tanta dificuldade em lidar com essas novas tecnologias quanto o
corpo docente da escola e isso lhes dá, assim como dá ao corpo docente, a falsa
impressão de que a tecnologia é um complicador a mais e, por isso, quanto menos
tecnologia mais simples será o processo de gestão da escola. Mas esse é um erro
conceitual que a prática vem mostrando ser danoso.
Investir
no uso das novas tecnologias não demanda a elaboração de projetos mirabolantes
e nem a necessidade de recursos exorbitantes. Esse investimento pode ser
gradual, com pouco ou nenhum recurso, e não precisa estar atrelado a um projeto
específico da Secretaria de Educação, da Diretoria de Ensino ou de alguma
instituição paralela.
A
gestão escolar pode implementar um projeto de uso das novas tecnologias a
partir do levantamento dos usos atuais dessas tecnologias e de um plano de
ação, ou plano de metas, que tenha como objetivos, pelo menos:
1.
A inclusão digital de alunos e
professores da escola
2.
A informatização dos dados dos alunos
e dos professores e a correspondente geração de relatórios administrativos e
pedagógicos
3.
O uso da Internet e de seus recursos
Web 2.0 e a implementação de meios de comunicação eficazes com alunos,
professores e com a comunidade
Ações
que permitem implementar esse plano de ação incluem:
1.
Abertura da Sala de Informática da
escola ao uso dos alunos e professores
2.
Estabelecimento de parcerias
estratégicas com a comunidade
3.
Disponibilização de recursos
tecnológicos aos professores e aos alunos
4.
Inserção das TICs nos projetos
pedagógicos da escola
O
gestor não precisa ter um grande domínio da tecnologia para implementar essas
ações e gerir esse plano, mas precisa ter sensibilidade para procurar na
própria escola e na comunidade as pessoas que têm uma proximidade maior com
essas tecnologias e delegar a elas as tarefas que requerem implementações
práticas. Cabe ao gestor o papel de criar e manter condições para que essa
equipe possa trabalhar com autonomia e disponibilidade de recursos, sendo o
ingrediente fundamental para o sucesso desse projeto apenas a predisposição dos
gestores ao uso das TICs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário