O uso integrado de vários artefatos tecnológicos
para o acesso à informação e pesquisa deve estar presente neste processo de
maneira que o conhecimento não seja apresentado de forma linear e sincrônica,
mas pressuponha simulação de eventos físicos e imaginário, assim, capacitando
o aluno a ser um aprendiz. A escola
atualmente está assistida de várias mídias, a mais antiga, a televisão, uma das
NITC's mais utilizadas oferece uma grande quantidade e diversidade de
informações, desempenhando importante papel na pratica do professor, sendo
função deste, provocar situações que permitam transformar as programações
convencionais da TV em fonte de informação para problematizar os conteúdos das
áreas curriculares, estimulando a capacidade crítica e reflexiva. Outros
recursos como o rádio e o gravador possibilitam o desenvolvimento de
capacidades e habilidades de expressão oral e escrita.
No entanto nenhuma dessas mídias estimula a
curiosidade e o interesse do aluno quanto o computador, um dos mais recentes
recursos tecnológicos inseridos na escola, pois, possui mais atrativos que as
tecnologias anteriores, é multitarefa, executa programas para trabalho, estudo
e lazer, transformando-se em diferentes ferramentas. Possui inúmeras formas de
apresentação da informação, unindo sons, imagens, animações e textos,
estabelecendo outros processos de comunicação, utilizados separadas ou
simultaneamente, característica chamada de multimídia. Além disso, "é uma
máquina que possibilita a interatividade em tempo real. O conceito básico de
diferenciação dessa máquina em relação as demais, também se dá por conta do seu
próprio sistema de funcionamento: entrada, processamento e saída de informação
– sistema do qual nenhuma outra máquina dispõe".
Tendo em vista suas potencialidades, o computador fará a integração das várias
mídias possibilitando a sua disseminação no ambiente escolar. Sabemos bem que a mídia educacional não irá resolver
os problemas da educação, que são de natureza social, política, ideológica,
econômica e cultural, essa constatação não os pode deixar sem ação frente à
introdução das inovações tecnológicas no contexto educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário