quarta-feira, 6 de maio de 2015

Integração Das Mídias Na Escola

O uso integrado de vários artefatos tecnológicos para o acesso à informação e pesquisa deve estar presente neste processo de maneira que o conhecimento não seja apresentado de forma linear e sincrônica, mas pressuponha simulação de eventos físicos e imaginário, assim, capacitando o aluno a ser um aprendiz.  A escola atualmente está assistida de várias mídias, a mais antiga, a televisão, uma das NITC's mais utilizadas oferece uma grande quantidade e diversidade de informações, desempenhando importante papel na pratica do professor, sendo função deste, provocar situações que permitam transformar as programações convencionais da TV em fonte de informação para problematizar os conteúdos das áreas curriculares, estimulando a capacidade crítica e reflexiva. Outros recursos como o rádio e o gravador possibilitam o desenvolvimento de capacidades e habilidades de expressão oral e escrita.
No entanto nenhuma dessas mídias estimula a curiosidade e o interesse do aluno quanto o computador, um dos mais recentes recursos tecnológicos inseridos na escola, pois, possui mais atrativos que as tecnologias anteriores, é multitarefa, executa programas para trabalho, estudo e lazer, transformando-se em diferentes ferramentas. Possui inúmeras formas de apresentação da informação, unindo sons, imagens, animações e textos, estabelecendo outros processos de comunicação, utilizados separadas ou simultaneamente, característica chamada de multimídia. Além disso, "é uma máquina que possibilita a interatividade em tempo real. O conceito básico de diferenciação dessa máquina em relação as demais, também se dá por conta do seu próprio sistema de funcionamento: entrada, processamento e saída de informação – sistema do qual nenhuma outra máquina dispõe".
Tendo em vista suas potencialidades, o computador fará a integração das várias mídias possibilitando a sua disseminação no ambiente escolar. Sabemos bem que a mídia educacional não irá resolver os problemas da educação, que são de natureza social, política, ideológica, econômica e cultural, essa constatação não os pode deixar sem ação frente à introdução das inovações tecnológicas no contexto educacional.

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